• Idioma

Notícias > 30.07.21

LICCA realiza o VI Mini-Micro-Pocket-Mostra-de-Arte: Todo mundo é uma performance!

Em comemoração aos seus dez anos de criação, a Mini-Micro-Pocket Mostra-de-Arte-MMPMA realiza, em formato completamente virtual devido às  restrições sanitárias impostas pela COVID19, nesta edição sob o lema:  “Todo mundo é uma performance!”. O evento de natureza pedagógica, multi inter-transdisciplinar, laboratorial e experimental integra ações acadêmicas  (conferências, palestras, webnários, mesas redondas, etc.), artísticas  (mostras de […]

Em comemoração aos seus dez anos de criação, a Mini-Micro-Pocket Mostra-de-Arte-MMPMA realiza, em formato completamente virtual devido às  restrições sanitárias impostas pela COVID19, nesta edição sob o lema:  “Todo mundo é uma performance!”. O evento de natureza pedagógica, multi inter-transdisciplinar, laboratorial e experimental integra ações acadêmicas  (conferências, palestras, webnários, mesas redondas, etc.), artísticas  (mostras de arte, vídeo, dança, etc.) e técnicas (tutorias, oficinas, ateliês,  etc.) com o objetivo de pensar e inventar a performance, considerada aqui  nas suas mais variadas acepções e realizações contemporâneas. A VI  MMPMA: Todo mundo é uma performance! reúne profissionais,  pesquisadores, artistas e estudantes das áreas de artes e comunicação, do  Brasil, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França. O evento é  realizado pelo Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte LICCA (grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa DGP do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e certificado pela Universidade Federal do Ceará-UFC) em parceria  com o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura-ID+, de Portugal,  pelo Programa de Pós-Graduação em Artes-PPGARTES-UFC, e com bolsas  de Pós-Doutorado no Exterior-PDE-CNPQ, do Programa Institucional de  Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, do Programa de Iniciação à Docência PID, do Programa de Apoio e Incentivo à Permanência-PAIP. A VI MMPMA é  uma ação da Sala109, projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de  Extensão-PREX-UFC.

Mini-Micro-Pocket-Mostra de Arte, antes e um pouco mais!
A Mini-Micro-Pocket-Mostra-de-Arte-MMPMA é pensada, de início e de maneira despretensiosa, pelos pesquisadores e artistas do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA, como um evento expositivo invasor de outros eventos em humanidades, particularmente nos que as questões artísticas, ignoradas ou negligenciadas, restavam nas discussões teóricas, nos títulos das palestras e mesas-redondas. Ironicamente, fingindo-se de parasita, todavia sem ônus financeiro para a organização daqueles eventos, otimizava os recursos públicos investidos na produção de eventos; colaborava com a tessitura de redes locais, regionais, nacionais e internacionais entre artistas e pesquisadores em artes e humanidades; dava visibilidade à produção artística local; questionava modelos/processos curatoriais e expositivos tradicionais – o museu, a galeria, o cubo branco, a caixa preta – ao confiar curadorias a jovens pesquisadores e estudantes, nem sempre das artes, e situar obras e ações, nem sempre de
artistas, em espaços, modos e tempos inusitados; indisciplinada, encetava as tão propaladas inter, multi e transdisciplinaridade… tudo isso, sim! Todavia, vem aí encoberto o objetivo geral do projeto realizado: aproximar arte e vida.
As relações entre arte e vida, espécie de aporia fundamental das estéticas contemporâneas, de Dewey a Bishop, adensam-se a partir da terceira edição da MMPMA quando todas as etapas do evento passaram a ser desenvolvidas pelos alunos Instituto de Cultura e Arte-ICA da Universidade Federal do Ceará-UFC: criação das obras e ações a serem mostradas, planejamento, curadoria, produção, montagem, comunicação, registro. Tomando partido por uma pedagogia que procura valorizar o aluno e seus conhecimentos prévios, suas aptidões, suas necessidades e seus desejos, mais construtivista por assim dizer, e que, portanto, busca empreender uma práxis mais dialógica, muito da experiência existencial de cada um dos participantes pode aparecer, melhor, ser performado e reperformado, tanto nos trabalhos apresentados como nos processos que os geraram.
A partir do diálogo circular entre os campos da arte, da educação, da comunicação, do design, e tendo a performance como operador conceitual e dispositivo de criação artística centrais, buscou-se engendrar, com outros artistas, pesquisadores, técnicos e, majoritariamente, com os alunos, um processo, ao mesmo tempo, artístico e pedagógico para o qual concorram, conceitos e técnicas em work in process, para o objetivo de confluência e integração em várias dimensões.

A VI MMPMA é  uma ação da Sala109, projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de  Extensão-PREX-UFC

Confira a programação completa no instagram @salacentoenove

Transmissão ao vivo no Youtube da Sala 109 (link na bio do instagram)

• Agosto e setembro de 2021

[LEIA MAIS]