O Mestrado em Artes UFC | ICA está estruturado a partir de uma Área de Concentração, que contempla duas Linhas de Pesquisa.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
Poéticas da criação e do pensamento em artes
A arte entendida como modo de produção de conhecimento através de seus mais variegados aportes diante de um cenário sócio-histórico complexo no que tange à invenção estética contemporânea. Dedica-se a incentivar a criação artística e o pensamento da arte frente às mudanças no modo de conhecer e se relacionar com esta na contemporaneidade. Também considera os questionamentos das linguagens tradicionais, a crescente hibridização de gêneros e a complexificação e transdisciplinarização dos modos e procedimentos de criação e pesquisa em Artes.
É exatamente por isso que o Curso de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Artes não parte de uma divisão entre gêneros artísticos ou dos distintos modos de formalização do discurso poético, seja este territorializado em categorias mais específicas como “cinema”, “vídeo”, “dança”, “teatro”, “música” etc. Concentra-se na constituição de um plano de consistência tanto crítico quanto criativo no qual estejam admitidos os devires insuspeitos da arte no exercício de suas potências de heterogeneidade. A arte pensada como produtora de modos de conhecer, em sua força política, afetiva e epistemológica.
LINHAS DE PESQUISA
1. Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
O que a obra artística produz? Como ela afeta e se deixa afetar? Como inventa e opera teorias, movimentos, pensamento? Estas questões balizam a linha de pesquisa, reunindo projetos ligados à visualidade, à performatividade, ao corpo, ao texto, ao som e às mediações técnicas, destacando a multiplicidade contemporânea da produção de pensamento em/de arte. Partindo da dissolução das tradicionais fronteiras disciplinares entre três campos do saber – estética, crítica e teoria – os projetos desta linha problematizam, de formas variadas, a formulação de um pensamento estético e crítico em arte. Formas não textuais de apresentação (vídeos, instalações, ensaios fotográficos, performances, cadernos de artista, entre outros) são admitidas e valorizadas, desde que atendam aos objetivos arrolados no projeto de pesquisa.
2. Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
A criação artística como pesquisa e produção de conhecimento. O processo artístico de criação, compreendendo a obra como processo e processo como obra, em toda a sua dinamicidade e complexidade balizam o pensamento desta linha de pesquisa. Visa reunir projetos em artes ligados à visualidade, à performatividade, ao corpo, ao texto, ao som e às mediações técnicas que apresentem necessariamente uma proposta de criação passível de desdobrar-se na produção de um trabalho artístico e em uma reflexão crítica sobre seu processo criativo.