• Idioma

PRODUÇÃO > Revista Vazantes

Vazantes V1 N2-COLLAGE  Vazantes V3N1-COLLAGE

[REVISTA VAZANTES]

A Revista Vazantes (ISSN: 2594-5491) é uma publicação seriada, de fluxo contínuo, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará e seu escopo está relacionado a aspectos que tangenciam as poéticas da criação e do pensamento em artes. A Vazantes tem como objetivo ampliar a visibilidade às produções de docentes, discentes e egressos dos programas de pós-graduação, assim como, ser um importante dispositivo de construção da rede de pesquisas em artes proposta pelo Programa.

A Vazantes, criada em 2017, lançou quatro volumes, com dois números a cada ano e, a seguir, situamos as temáticas dos oito dossiês com os respectivos editores.

Volume 1, Número 1: Matéria, Materialização, Novos Materialismos
Editor Responsável: Pablo Assumpção Barros Costa

Volume 1, Número 2: Artes e Micropolíticas
Editores Responsáveis: Deisimer Gorczevski e Pablo Assumpção e Barros Costa

Volume 2, Número 1: Arte e Dizibilidade
Editor Responsável: Pablo Assumpção Barros Costa
Editora convidada: Galciani Neves (FAAP e UFC)

Volume 2, Número 2: Sensorialidades, Sensualidades, Corporeidades
Editores Responsáveis: Pablo Assumpção Barros Costa e Patrícia de Lima Caetano

Volume 3, Número 1: Estéticas Especulativas Decolonias: Brasil, África, Portugal
Editor Responsável: : Pablo Assumpção Barros Costa
Editora convidada: Michelle Sales (UFRJ)

Volume 3, Número 2: Encruzilhadas da Arte e Tecnologia:
Cartografias, Arqueologias e Reflexões dos Riscos Criativos
Editor Responsável: Pablo Assumpção Barros Costa
Editoras convidadas: profa. Mariela Yeregui (UNTREF) e profa. Milena Szafir (UFC)

Volume 4, Número 1: Artes da projeção em múltiplos canais: operacionalidades visuais e sonoras.
Editora Responsável: profa. Milena Szafir
Editora convidada: Andreia Machado (UFSM)
Curador galeria multimídia: Eduardo Baggio (UNESPAR)

Volume 4: Número 2: Fronteiras do Projetar: Diálogos entre Arte e Design
Editora Responsável: Profa.Milena Szafir
Editora convidada: profa. Claudia Marinho (UFC)
Curadora galeria multimídia: Graziela Mello Vianna (UFMG)

A criação da Revista Vazantes, em 2017, envolveu a participação e colaboração de importantes aliados. Docentes e discentes estiveram presentes, desde os primeiros passos, compondo a comissão de elaboração dos objetivos e o regulamento com as especificidades da Revista. Um ponto importante no desenvolvimento do projeto da Revista foi a escolha do nome, que se deu por um processo participativo envolvendo estudantes e professores do Programa, assim como, uma rede de colaboradores. A partir das sugestões colhidas entre os corpos discente e docente, foi feita uma lista com três nomes. Cada nome foi apresentado através de vídeos produzidos por estudantes do Programa e artistas convidados durante o II Seminário Internacional Das Artes e Seus Territórios Sensíveis (2014). Os participantes do Seminário puderam conhecer o conceito da revista e escolher entre as três opções, chegando-se ao nome “Vazantes”.

O nome da Revista sugere a ação de vazar, de sobrepor idéias e matérias, de ir além das fronteiras, misturando-as, tensionando-as, como uma maré vazante, a vazante de um rio ou a vazante da lua no quarto minguante. Aproximando o fazer artístico da ação de vazar, encaramos a arte como aquilo que escapa aos limites pré-definidos, aos enquadramentos e taxonomias pré-determinados, às formas e representações imutáveis e exteriores à própria experiência.

Nomeamos os egressos Júlia Lopes, Wilma Farias e Ana Cecilia Soares e os docentes Deisimer Gorczevski, Walmeri Ribeiro, Patricia Caetano, Ada Kroef e Wellington Jr, bem como aos então coordenador e vice-coordenadora do PPGArtes, César Baio e Claudia Marinho por todo o empenho e colaboração. Nessa lista de aliados também estão os membros do Conselho Editorial (com representação local, nacional e internacional) que acolheram a nossa proposta de fomentar o desejo por uma arte não-fechada em si mesma, mas sim que vaze pelo mundo e pelo cotidiano, produzindo potentes possibilidades de escapar aos poderes e às formas dominantes.

A Revista pensa e divulga a arte como um campo de forças que vaza delimitações duras e homogêneas. Arte como fuga, como escape, como resistência às tentativas de controle e aprisionamento do que é próprio ao vivo: sua turbulência, seu caos, seu fluxo, seu mistério invisível, suas lógicas absurdas e nômades, sua irrevogável pulsão criadora. A ação de vazar também evoca o significado da contaminação: o vazamento como propulsora de contágios e proliferações, movimento que está na base do desejo de diálogo entre os gêneros artísticos que dá sentido à linha editorial da revista. “Aponta-se assim uma missão editorial que visa aproximar o fazer artístico da ação de vazar: uma visão da arte como algo que escapa aos limites pré-definidos, aos enquadramentos e taxonomias pré-determinados, às formas e representações imutáveis e exteriores à própria experiência estética de estar-no-mundo, com todas as suas implicações políticas, epistemológicas e sensíveis”[1] produzindo potentes possibilidades de escapar aos poderes e às formas dominantes.

Não podemos esquecer de ressaltar, entre os aliados, o apoio e acompanhamento da Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Prêmio de Estímulo às Artes Visuais, na realização de quatro números, dois em 2017 e outros dois em 2018.

A Equipe Editorial da Vazantes, nos anos de 2017 a 2019, teve como Editor responsável o professor Pablo Assumpção Barros Costa e na Equipe Editorial as professoras Deisimer Gorczevski e Patricia Caetano (representantes da Linha de Pesquisa 1 e 2, respectivamente) e a professora Claudia Marinho, na época, coordenadora do Programa. A partir de 2020 a Editora responsável passa a ser a professora Milena Szafir e na Equipe Editorial as professoras Jo Ami, Natacha Muriel (representantes da Linha de pesquisa 1 e 2, respectivamente) e Deisimer Gorczevski, coordenadora do Programa.

Desde o primeiro volume, em 2017, a Vazantes conta com a participação de uma equipe de trabalho na revisão, diagramação e assistência, iniciando com o revisor João Miguel Diógenes de Araújo Lima, entre 2017 e 2019, a designer gráfica Fernanda Porto, criadora do projeto gráfico, assumindo também a diagramação no período de 2017 e 2018, bem como os discentes assistentes Ruy Campos, Filipe Acácio, José Carlos e Levi Mota. Em 2019, a discente Caroline Veras assumiu a diagramação da Revista que, em 2020, contou também com o discente Nilo Lima no papel de designer às novas páginas e capa, além de ser o assistente editorial. Nesse mesmo ano, último do quadrienal, a partir de convocatória pública foi formada uma equipe de revisores com a participação dos discentes Sérgio Rodriguez, Natalia Cohel, Gabriel Moita e Ícaro Malveira.

A Revista Vazantes vem trazendo inovações à pesquisa e publicação em Artes, conforme consta no editorial da v3n2, de Pablo Assumpção Barros Costa, “No segundo semestre de 2019, a Revista Vazantes, inaugura junto ao dossiê sobre “Arte e Tecnologia”, organizado pelas editoras convidadas, professoras Mariela Yeregui (UNTREF) e Milena Szafir (UFC), uma seção especial de traduções de textos acadêmicos que, através de uma tutoria pedagógica, se estenderá por pelo menos os próximos dois números da revista. Batizado, inicialmente, como IN:Tencionar – para além dos originais (b)eco(dado)s [2], esse projeto emergiu dentro do Grupo de Pesquisa Intervalos & Ritmos (#ir!), coordenado pela professora Milena Szafir, com o objetivo de incentivar o mergulho de alunos e pesquisadores também do PPGARTES-UFC nos artigos acadêmicos de autores estrangeiros, à medida em que estes textos, ainda não traduzidos em português, são utilizados em sala-de-aula e/ou grupos de estudos. Com a supervisão de seus professores, estudantes de mestrado do nosso programa são, então, incentivados a estudar e traduzir esses textos, numa atividade ao mesmo tempo colaborativa e pedagógica que abre espaço para um outro tipo de compartilhamento e produção de conhecimento e debate sobre esses materiais. Até o presente momento, o IN:Tencionar já finalizou as seguintes traduções, cujos direitos autorais foram cedidos por seus respectivos autores: – Pathos et Praxis (Eisenstein contre Barthes) (de Georges Didi Huberman; traduzido por Leonardo Zingano Netto e Ana Paula Vieira); – Ocean, Database, Recut (de Grahame Weinbren; traduzido por José Wilker Paiva); – Visualizing Vertov (de Lev Manovich; traduzido pelos membros do grupo #ir!); – Tekstura (de Sergei Eisenstein; traduzido por Renan de Oliveira); – El viento que se llevó lo que – el cambio tecnológico: de la Moviola a la edición digital / Relación con los asistentes (de Alberto Ponce; traduzido por Lucas Araújo). Os dois primeiros artigos desta lista encontram-se publicados na presente edição da Revista Vazantes, enquanto os demais já finalizados, bem como aqueles ainda que se encontravam sob revisão de docentes e discentes, foram publicados no Volume 4, número 1 e 2, em 2020. Avaliamos que o importante projeto de tradução que se inaugura aqui surge como uma oportunidade, tanto de se valorizar o trabalho de estudantes de pós-graduação no campo mais amplo das Pesquisas em Artes e no fortalecimento dos nossos periódicos acadêmicos, como também de se forjar um espaço de compartilhamento mais amplo destas traduções comentadas e supervisionadas como produções intelectuais específicas, oriundas de desafios e trajetórias distintas de ensino-aprendizagem que extrapolam a sala-de-aula na universidade pública. “ [3]

Em 2020, a Vazantes avança, ainda mais com a coordenação da profa. Milena Szafir, agora, inserindo o DOI em todas as submissões publicadas em ambos os números do volume 4 como também inaugurando a galeria de vídeos e sonoridades – tecnicamente publicados diretamente no OJS e também com DOI -, como parte da seção Proposições Poéticas, trazendo texto curatorial do prof. Eduardo Baggio da UNESPAR e da profa. Graziela Mello Vianna da UFMG. Segue o link de acesso para a galeria multimídia interna ao OJS: http://periodicos.ufc.br/vazantes/galeria [4]

Por fim, disponibilizamos o link de acesso a Vazantes: http://periodicos.ufc.br/vazantes com o desejo de seguir conversando e partilhando.

[1] Texto publicado pelo Editor Responsável, prof. Pablo Assumpção, no Volume 01, número 01. 2017, p. 5.

[2] Jogos de palavras que relê o texto benjaminiano sobre o trabalho da tradução, auferindo
a esta prática uma arte “para além da informação” (2018).

[2] Texto publicado pelo Coordenador Editorial, prof. Pablo Assumpção, no Volume 03, número 02. 2018, p. 218 com atualizações realizadas pela profa. Deisimer Gorczevski para inserção no Relatório de Avaliação da Capes ( Quadrienal).

[4] informações publicadas pela Editora responsável, profa. Milena Szafir, nos respectivos números 1 e 2 do volume 4.