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Profa. Dra. Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente.

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[Biografia Resumida]
Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) Foi membro fundadora do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e coordenou a elaboração e a implementação da Política Cultural da Rede Municipal de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. Atualmente é Professora Adjunta 1 na Universidade Federal do Ceará – UFC, no Instituto de Cultura e Arte – ICA, no Curso de Filosofia com ênfase em Ensino de Filosofia e Filosofia da Diferença e suas conexões com a arte , especialmente Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Pesquisadora convidada e colaboradora no Projeto Civitas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no grupo de pesquisa “Mídias e Tensões Sociais no Contemporâneo” da Universidade Federal do Ceará.

Prof. Dr. Antonio Wellington de Oliveira Junior


Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

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[Biografia Resumida]

É Bacharel em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará–UFC (1992), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica-COS da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–PUC-SP. Realizou estágio Pós-Doutoral em Artes no Departamento de Comunicação e Artes–DeCA da Universidade de Aveiro–UA. Atualmente é professor Associado III do Instituto de Cultura e Arte-ICA-UFC onde leciona nos cursos de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Artes–PPGARTES-UFC do qual é vice coordenador. É pesquisador ligado ao Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura–ID+ (Portugal) e líder do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte–LICCA, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Artista visual e performer. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Artes, com ênfase em performance, artes visuais, teorias, técnicas, processos e métodos de criação artística; teorias da comunicação, semiótica, glossolalia e religião; cultura tradicional popular, patrimônio cultural imaterial.

He holds a BA in Social Communication – Journalism from the Federal University of Ceará – UFC (1992), Master (1997) and PhD (2001) in Communication and Semiotics from the Postgraduate Studies in Communication and Semiotics Program – COS at the Pontifical Catholic University of São Paulo – PUC-SP. Post-doctorate in Arts at the Department of Communication and Arts – DeCA of the University of Aveiro – UA. He is currently Associate Professor III at the Institute of Culture and Art – ICA – UFC where he teaches in the Advertising and Propaganda course and in the Postgraduate Program in Arts – PPGARTES-UFC of which he is vice coordinator. He is a researcher associated to the Research Institute in Design, Media and Culture – ID + (Portugal) and leader of the Research Laboratory in Body, Communication and Art – LICCA, registered in the Directory of Research Groups of the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq . Visual artist and performer. He has experience in the areas of Communication and Arts, with an emphasis on performance, visual arts, theories, techniques, processes and methods of artistic creation; theories of communication, semiotics, glossolalia and religion; traditional popular culture, intangible cultural heritage.

Prof. Dr. Cesar Augusto Baio Santos


Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

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[Biografia Resumida]

Cesar Baio é doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pesquisas nas áreas de cinema, vídeo e artes visuais contempladas com bolsas CAPES e CNPq. Em 2010 realizou estágio sanduíche no Vilém Flusser Archive – Berlin University of the Arts (UDK). Entre 2017 e 2018 desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado como artista-pesquisador residente no i-DAT – Institute of Digital Art & Technology, na Plymouth University, com bolsa CAPES. Tem formação em Eletrônica e Comunicação Social. É co-fundador do Programa de Pós- Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, tendo coordenado este Programa entre 2014 e 2016. Entre 2013 e 2018, atuou como professor do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará – UFC. Em 2018, ingressou no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde é professor e pesquisador na área de Arte e Tecnologia. É líder do “actLAB – Laboratório de Pesquisas em Arte, Ciência e Tecnologia”, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. É colaborador dos grupos de pesquisa “Fotografia, Imagem e Pensamento” (UFRJ), “Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC” (PUC/SP) e “Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência” (UNB). Entre 2012 e 2014 foi coordenador do seminário temático “Cinema como arte” da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Sua pesquisa está voltada aos aspectos éticos, sociais e políticos das relações entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Em seu trabalho artístico se interessa pela disrupção da lógica de funcionamento dos sistemas de poder e controle através de procedimentos de subversão de sistemas autônomos de vigilância, de aquisição de dados pessoais e de controle social. Através do coletivo Cesar & Lois, tem atuado na criação de obras “biohíbridas” (biológicas e computacionais) formados pela integração de micro-organismos vivos, redes digitais e inteligência artificial. Sua tese de doutorado analisou trabalhos artísticos experimentais apontando para uma teoria pós-virtual da imagem. Seus trabalhos têm sido premiados em eventos nacionais e internacionais, tais como “The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence” (2018), “CoMciência: Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia” (2019), o ”NTU Global Digital Art Prize” (2019 – finalista) e o “NEA Art Works Project | The China Shop | Hess Lab – Artist in Residency” (2020). É autor do livro “Máquinas de Imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade” e de uma série de artigos e capítulos de livro publicados internacionalmente Seu trabalho experimental tem sido apresentado também por meio de instalações, intervenções urbanas, fotografias e vídeos exibidos em centros culturais, galerias e festivais no Brasil e no exterior.

Cesar Baio is artist, professor and researcher. He developed his PhDʼs research at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) funded by CNPq/Brazil. In 2010, he have a graduate internship at the Vilém Flusser Archive at the Universität der Künste, Berlin. Between 2017 and 2018, he was visiting artist-researcher at i-DAT (Plymouth University | U.K.) funded by CAPES/Brazil. From 2011 to 2018 he was professor of the Universidade Federal do Ceará | UFC where he co-founded of the Graduated Program in Arts – PPGArtes – UFC. Currently he is professor and researcher at Campinas State University – UNICAMP. He coordinates the “actLAB – Laboratório de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia” and is collaborator researcher of the “CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia” (PUC/SP) , the “Grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento” (UFRJ), and ” “Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência” (UNB). Having background in electronics and media studies, his interest is on the relationship between art, technology and society. The series of videos, photos, interactive installations and urban interventions produced by him place questions in some political, ethic and cognitive aspects of the insertion of the technology into the cultural practices and power structures. He is co-founder and collaborator of the collective Cesar&Lois, that creates “biohybrid” artworks in the intersections between the parallel networks of technology and biological systems. Cesar & Lois consists of artists Cesar Baio and Lucy HG Solomon, with contributions from artists and scientists. Their works have been awarded at national and international events, such as “The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence” (2018), “CoMciência: Occupation in Art, Science and Technology” (2019), the “NTU Global Digital Art Prize” (2019 – finalist) and the “NEA Art Works Project | The China Shop | Hess Lab – Artist in Residency ”(2020). His PhD thesis analyses experimental artworks, most of them produced with technologies such as virtual reality, augmented reality, interactive video, cybernetic systems and locative media, assuming a perspective of the art and media theories. This research aimed to comprehend how some of these artworks reshape the models of representations and, in doing that, they materialize forms of understanding the world that are different from the ones consolidated in traditional media. Seeking to demonstrate the heterogeneity of the sensibilities implied in these different modes of existence and functioning of the image, he proposes a post-virtual theoretical approach of image departing of the “apparatus philosophy” by Vilém Flusser, as well as, from the concepts of performativity, co-presence and embodied experience. The series of videos, photos, interactive installations and urban interventions produced by him place questions in some political, ethic and cognitive aspects of the insertion of the technology into the cultural practices and power structures. The most of his projects is based in procedures such as reverse engineering, occupation of information networks and subversion of the industrial devices and algorithms, aiming to reveal tensions in the human-machine relationship, encourage creative collective participation in digital platforms or speculate on alternatives forms to represent the world and to produce reality. Author of the book “Máquinas de imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade” (Machines of image: art, technology and post-virtuality), he has written papers that are published in academic journals and collections. He has participated in congress, seminars and exhibitions in Brazil and abroad. His activities have been commissioned by Brazilians federal agencies and prizes for research and art production.

[Links Relacionados]
https://ufc.academia.edu/CesarBaio
www.cesarbaio.com

[Produções Relevantes]

:: Degenerative Cultures, 2018
Obra artística criada em coautoria com Lucy HG. Solomon, participante externa do Programa. Exposição Coletiva relativa ao edital/prêmio The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence. Local Evento: Pheonix Brighton, em Brighton – UK. Grã-Bretanha.
https://www.lumenprize.com/search?q=degenerative-cultures

Profa. Dra. Claudia Teixeira Marinho


Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

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[Biografia Resumida]
Artista e designer, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pos doutorado em design na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (2009) . Investiga processos de criação ( arte e design).  Desenvolve pesquisa sobre os processos criativos na  arte e no design, com ênfase nos   aspectos poéticos  e políticos que envolvem as relações entre humanos e não humanos ;  tecnologias ancestrais e emergentes; materialidade africana e práticas cotidianas.

Artist and designer, doctor in Communication and Semiotics from the Pontifical Catholic University of São Paulo, postdoctoral in design (SCHOOL OF ARCHITECTURE, DESIGN AND URBANISM – the University of Buenos Aires). Investigates creative processes  in art and design and develops research about poetic and political aspects that involve relations between humans and non-humans; ancestral and emerging technologies; African materiality and everyday practices.

Profa. Dra. Deisimer Gorczevski


Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

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[Biografia Resumida]

Professora e pesquisadora no Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 2009, atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2011 e 2012) e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes, desde a criação, em 2013. Realizou doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 2007, e doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, realiza estudos com ênfase na cartografia de intervenções urbanas e audiovisuais com as ruas e praças, entre outros espaços comuns, pensando o entre arte, comunicação, cidade e universidade. Coordena o PPGArtes, na UFC, desde 2019 e o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas – LAMUR, onde realiza as pesquisas Fortalezas Sensíveis: Escritas com a Cidade e Cinema In(ter)venção: Cine Ser Ver Luz, com o objetivo de tornar visíveis as singularidades de habitar espaços esquecidos, zonas opacas da cidade, ao mesmo tempo vivas e intensas, trazendo à tona problemas e potencialidades, afirmando o lugar de moradia, os espaços de participação comunitária, as práticas artísticas e a produção audiovisual como política e invenção de si e do mundo. Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação com ênfase em processos de criação e micropolíticas urbanas, cartografias e intervenções urbanas e audiovisuais, práticas coletivas e colaborativas, políticas públicas, e metodologia de pesquisa em artes, filosofia e ciências.

Professor and researcher at the Institute of Culture and Art, at the Federal University of Ceará (UFC) since 2009. Formerly associated to the UFC Graduate Program in Communication (2011-2012), she is a faculty member at the Graduate Program in Arts since its foundation in 2013. Ph.D. in Communication Sciences (Vale do Rio dos Sinos University, 2007), with a PhD exchange in Audiovisual Communication at the Autonomous University of Barcelona, in Spain. Currently her main research focus is the cartography (map-making) of urban and audiovisual interventions with streets and squares, among other common spaces, thinking the in-between art, communication, city, and university. Coordinates the Graduate Program in Arts at UFC since 2019, and directs the Arts and Urban Micropolitics Laboratory – LAMUR, where she coordinates the research projects Sensible Fortalezas: Writings with the City and In(ter)vention Cinema: Cine Ser Ver Luz, with the goal of making visible the singularities of dwelling in forgotten spaces, opaque city zones, and yet alive and intense, bringing up problems and potentials, as well as affirming the place of dwelling, spaces of community participation, artistic practices and audiovisual production as a politics and invention of the self and the world. Supervises undergraduate and graduate students, with an emphasis on creation processes and urban micropolitics, cartographies and urban and audiovisual interventions, collective and collaborative practices, public policies, and research methodology in Arts, Philosophy and Sciences.

[Links Relacionados]
http://pesquisaintervencoes.blogspot.com.br
> Grupo de Pesquisa: Infância, Juventude e Mídia – GRIM
> Grupo de Pesquisa: Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas – R.A.I.U. 

Profa. Dra. Francimara Nogueira Teixeira

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professora Colaboradora

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[Biografia Resumida]

É diretora de teatro e artista do Teatro Máquina (Fortaleza-CE). Tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2013). Sua pesquisa aborda principalmente a poética brechtiana, seus modelos de encenação e a dramaturgia das peças didáticas. Investiga processos criativos em teatro de grupo nas interfaces dramaturgia e encenação. Participa dos Programas de Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC e do IFCE. É professora da Licenciatura em Teatro do IFCE, curso que atualmente coordena. Lidera o grupo de pesquisa Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas (CNPq/IFCE) e participa do Grupo Dramatis – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação (CNPq/UFBA).

She is Theater director and Teatro Máquina’s artist (Fortaleza-CE). Graduated in Psychology at the Federal University of Ceará (1997), Master in Arts at the School of Communications and Arts at the University of São Paulo (2001) and Ph.D in Performing Arts at UFBA (2013). Her research deals mainly with Brechtian poetics, his staging models and the dramaturgy of lerning plays. She investigates creative processes in theater groups at the dramaturgy and staging interfaces. She participates in the Graduate Programs in Arts at ICA / UFC and IFCE. She is a professor in the Theater Degree at IFCE, a course she currently coordinates. She leads the research group Drama, dramaturgy, scene: contemporary issues (CNPq / IFCE) and participates in the Dramatis Group – Dramaturgy: media, theory, criticism and creation (CNPq / UFBA).

Profa. Dra. Galciani Maria Neves de Araújo

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Colaboradora

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[Biografia Resumida]
É curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista e o título de doutor (2014) na mesma instituição com a tese Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil. Foi professora na PUC-SP no curso de Comunicação e Multimeios entre 2008 e 2012. Entre os anos de 2010 e 2013 atuou como produtora de conteúdo, assistente de curadoria e professora de história da arte na Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais, da Pós-Graduação em Fotografia e da Pós Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. É co-coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake – SP). Desenvolve projetos curatoriais, atividades relacionadas à crítica, acompanhamento de artistas desde 2010.

Prof. Dr. Héctor Andrés Briones Vásquez

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

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[Biografia Resumida]

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) | Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES do ICA-UFC). Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2007 – 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 – 1998). Sua investigação acadêmica-artística se debruça nos processos da arte teatral, da atuação e da encenação, com ênfase na espacialidade cênica, nos seus alcances corpóreos e imagéticos como força poético-política. Também é pesquisador e professor teatral da cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), no qual atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa, “DOS TEMPOS DA/NA CENA: inspirações grifferianas entre cena, tecnologia e alegoria, dentro do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

Assistant Professor at the Institute for Culture and Art of the Federal University of Ceará (ICA-UFC). Theatre Undergraduate Course; Academic Master of Arts; Professional Master of Arts. Currently coordinates the Professional Master of Arts (PROFARTES of ICA-UFC). PhD in Scenic Arts at the Scenic Arts at Postgraduate Program of the Federal University of Bahia (2007 – 2011). Master in Scenic Arts at the Scenic Arts at Postgraduate Program of the Federal University of Bahia (2006 – 2007). Actor and Licentiate in Acting at Pontifical Catholic University of Chile (1994 – 1998). His academic and artistic research focuses on the processes of theater art, acting and staging, with emphasis on scenic spatiality, its corporal and image scope as a poetic-political force. He is also a theater researcher and teacher in the contemporary scene, with a focus on theater history and scene theories: 20th century Western Theater and contemporary Latin American Theater. He coordinates the Laboratory of Stage and Audiovisual Poetics (LPCA), in which he is currently developing the Research Project, “OF THE TIMES OF/IN THE SCENE: Ramón Griffero’s inspirations between scene, technology and allegory within the Institute for Culture and Art of UFC.

Profa. Dra. Jo A-mi

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

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[Biografia resumida]

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e Mestrado em Ensino e Formação Docente). Possui  Doutorado (UFPE), Mestrado (UFC) e Graduação em Letras (UNESA). Trabalha com pesquisas em Artes que atravessam estudos em/com Arte Visual, Literatura/Poética/Escrita, Educação. Enquanto artista visual e escritora, tem vivenciado experiências com instalações, audiovisuais [videoarte: na pele, da rua/2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gPUkV7lJGuY  ; documentário: No Ceará dos grafites /2016, em  https://goo.gl/Y7VzjL ], oficinas de escritas e publicações literárias [com os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012)].

Professor-researcher at the Graduate Program in Arts (UFC) and at Unilab-CE (at the Humanities Institute and Master in Teaching and Teacher Education), PhD (UFPE), Master’s (UFC) and undergraduate degree in Letters (UNESA). She works with research in Arts that cross studies in / with Visual Art, Literature / Poetics / Writing, Education. As a visual artist and writer, she has had experiences with installations, writing workshops, audiovisual [videoart: na pele, da rua / 2018, available at https://www.youtube.com/watch?v=gPUkV7lJGuY ; documentary: No Ceará dos grafites / 2016 in  https://goo.gl/Y7VzjL  and literary publications [with the books Pela Impermanência (2018) and Cor Adormecida (2012)]. 

Prof. Dr. João Vilnei de Oliveira Filho


Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

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[Biografia Resumida]

Artista. Doutor em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017), com apoio por financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/POPH/FSE, Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (2010) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professor adjunto do curso de Design Digital (2015) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (2017), ambos da Universidade Federal do Ceará. Integra o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA/UFC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/FBAUP. Participou do “Projeto Balbucio” durante toda a sua existência (2003-2011), coletivo de artistas brasileiro que dedicou grande parte da sua produção à investigação das interseções entre corpo, comunicação e arte www.balbucio.com . Teve trabalhos expostos em cidades como Berlim-ALE (2013), Torres Vedras-PT (2014), Flórida-EUA (2015), Penafiel-PT (2016) e Lousã-PT (2019).

João Vilnei is an artist, teacher, and researcher based in Ceará, Brazil. He received a Bachelors of Social Communication – Publicity and Advertisement from the University Federal of Ceará, a Masters in Contemporary Artistic Creation from the University of Aveiro (PT), and a PhD in Art and Design from the University of Porto (PT) where he was a full scholarship recipient from Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/POPH/FSE. He has been a full-time Professor of Visual Arts, Design and Humanities since 2015 at University Federal of Ceará. 

Profa. Dra. Lu Basile

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas

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[Biografia Resumida]

Graduada em Música – Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em música na linha Etnomusicologia pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-graduação em História, da UFMG (2015). É professora adjunta do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará onde leciona as disciplinas Estética Musical, História da Música (sec. XIX e XX) e Percepção Musical. É pesquisadora da história da música urbana no Ceará na passagem do sec. XIX para o XX. Orienta projetos de Iniciação Científica discutindo a música nos modos de reprodução, representação, partilhas e poéticas. Implementou e coordenou o Laboratório de Interações Artísticas (L.I.A Uece 2018-2020) com o qual desenvolveu ações de arte contemporânea, pesquisa e atividades de extensão como o I Seminário Poéticas do Som. É membro do Laboratório de Estudos e Culturas da UECE, (Díctis). É pianista do Quinteto Aquas (com Bárbara Sena, Luíza Nobel, Ayla Lemos e Mirele Alencar). Ao longo da sua trajetória destacam-se a implementação e coordenação do curso de Artes Visuais na modalidade à distância da UECE (2010); projetos para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Destaque para os Projetos: Miudinho 2006  Sábado Acústico e Ressonâncias 2004 -2007; Curadoria do Festival Música da Ibiapaba (2016).

Profa. Dra. Milena Szafir


Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

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[Biografia Resumida]

Milena Szafir (Ph.D.) é pesquisadora e realizadora em estéticas videográficas e (neo-)cinematografias, orientando trabalhos em motion graphics e filme-ensaio, entre outras linguagens. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (2011) pela carreira dedicada ao original manifesto “espetáculo+vigilância=consumo” (2003/04) – sua fórmula no duplo, publicamente compartilhada, a partir da qual projetou estruturas desde diferentes materialidades para transmissões ao vivo (obras híbridas para intervenções urbanas entre performances, dispositivos audiovisuais, composições gráficas etc). Atualmente é conselheira eleita da SOCINE (2017-2021) e professora na UFC, onde propôs o MLAB:#MESA (Media Lab de Montagem, Experimentações e Sinapses Audiovisuais – laboratório midiático no estado-da-arte para ensino, pesquisa e extensão via teoria/prática entre dispositivos obsoletos e up-to-date; 2013-), o #ir! (Intervalos & Ritmos – grupo de estudos em estética e composição/montagem audiovisual via banco de dados; 2013-), as bolsas Ceci n’est pas un umbrella (Techné: Formações Estéticas na Arte e Tecnologias Audiovisuais) e Projet’ares Audiovisuais (junto à PROGRAD/SECULTARTE; 2014-2019) etc. Possui formação em Processamento de Dados e em Metodologia Não-Formal (desde 1996 é educadora desenvolvendo pedagogias multimidiáticas de ensino-aprendizagem), doutorado em Audiovisual com mestrado em Cinema/ Comunicação (“Retóricas Audiovisuais”; USP, 2007-2015) e é graduada em Arquitetura/ Urbanismo (“ComunicaCidade: a educação através da arte-comunicação – design gráfico, vídeo digital, vj’ing & game”; USP, 2003/04). 

Profa. Dra. Natacha Muriel López Gallucci

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas

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[Biografia Resumida]

Professora Adjunta de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (IISCA, UFCA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes, ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do ProfArtes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes, ICA), UFC. Doutora em Filosofia (IFCH, UNICAMP). Doutora em Multimeios (IA, UNICAMP). Mestre em Filosofia (IFCH, UNICAMP). Licenciada em Filosofia (UNR) Rosario, Argentina. Formada em Danças pela Escola Nacional de Danças Clássicas e Folclóricas, Rosario Argentina. Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD, CAPES). Bolsista como Professora Formadora na Universidade Aberta do Brasil (UECE, CAPES). Bolsista no Programa de Doutorado e de Mestrado em Filosofia (IFCH, UNICAMP, CAPES). Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) em que coordena o ST Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados. Pesquisadora da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES). Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas em que vice coordena o GT de Estudos da Performance. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Danças (ANDA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FiloMove. Filosofia, Artes e Estéticas do Movimento.

Adjunct Professor PhD of Philosophy at IISCA – UFCA. Professor of the Postgraduate Program in Arts Program (PPGArtes -ICA – UFC, Fortaleza, Brazil. Post Doctorate in Arts by the Postgraduate Program in Arts (PPGArtes) Institute of Communication and Arts (ICA) Federal University of Ceará, Brazil. Doctoral Degree in Philosophy (IFCH) State University of Campinas (UNICAMP) Doctoral Degree in Multimedia (IA) State University of Campinas (UNICAMP). Master’s in Philosophy (IFCH – UNICAMP), Degree in Philosophy (UNR), Argentina. Postdoctoral Fellowship (PNDP – CAPES). Teacher Scholarship holder at Open University of Brazil (UAB – UECE – CAPES). Doctoral Scholarship in the Doctoral Program in Philosophy (IFCH – UNICAMP – CAPES). Master Fellowship (IFCH – UNICAMP – CAPES). Associate Researcher at International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), ABRACE, SOCINE and ANDA. Coordinator of the Filomove Research Group.

[Links Relacionados]

www.natachalopezgallucci.com 

Prof. Dr. Moacir Tavares Rodrigues dos Anjos Junior


Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professor Colaborador

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[Biografia Resumida]
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Economia – University College London (1994). É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Foi pesquisador visitante no grupo de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres, entre 2008 e 2009.Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização. Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010).

Prof. Dr. Pablo Assumpção Barros Costa


Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professor Permanente

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[Biografia Resumida]

Professor e pesquisador no Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 2011. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes desde 2015. Realizou doutorado em Estudos da Performance pela Universidade de Nova Iorque (NYU), em 2013, e foi pesquisador residente no Centro de Estudos de Gênero e Sexualidade da mesma universidade no Estados Unidos em 2017. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde articula uma narrativa histórica e crítica da arte da performance no Brasil, contextualizando sua relação tanto com os movimentos de vanguarda artística brasileiros anteriores à década de 1950, quanto com linhagens de tradições corporais radicais presentes na cultura e na religião popular no país, culminando com a emergência de um discurso curatorial euro-americano sobre as artes visuais brasileiras a partir da década de 1970. Procura ainda nesta pesquisa dar relevo a novos modelos de valoração que a arte da performance articula, sem perder de vista os processos sócio-históricos que antecedem e por vezes condicionam a produção de pensamento crítico ensejada pelas formas artísticas da performance brasileira na contemporaneidade. Coordena o grupo de pesquisa Poéticas da Performatividade (PoPe) e participa do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CFCC), onde coordena a linha de pesquisa Performance. Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação com ênfase em teorias da performance e da performatividade aplicadas a vários gêneros artísticos, nos processos de criação em arte da performance mais especificamente, e nos estudos críticos de gênero e sexualidade.

Professor and researcher at the Federal University of Ceará’s Institute for Arts and Culture since 2011. PhD in Performance Studies (New York University, 2013), and Global Visiting Scholar at NYU’s Center for the Study of Gender and Sexuality (2017). Currently a postdoctoral researcher at PUC São Paulo, with a research that articulates a critical history of performance art in Brazil, bringing into context three principal historical forces: Brazilian avant-garde movements of the first half of the twentieth century, radical traditions of embodiment in Brazilian popular culture and religion, and the emergence of a global curatorial discourse on Brazilian visual arts in Europe and the USA beginning in the 1970s. Another aim of this research is the highlighting of the ways in which performance art articulates new models of value/valuation, keeping an eye to the social-historical conditions that give support to the production of critical thought by performance art forms in contemporary Brazil. Coordinator of the research group Poetics of Performativity (PoPe) and active participant at the research group Philosophical Conceptions of the Scenic Body (CFCC), where he coordinates the Performance line of research. He advises graduate and undergraduate projects on the fields of performance and performativity theories applied to different artistic genres, creative processes in performance art, and critical gender and sexuality theories.

Profa. Dra. Patricia de Lima Caetano


Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professora Permanente

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[Biografia Resumida]

Patricia de Lima Caetano é pesquisadora, dançarina, performer e professora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, além de Educadora do Movimento Somático pela The School for Body Mind Centering®.  Possui formação em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna (EAV-RJ), formação em Recuperação Motora e Terapia através da Dança pela Escola Angel Vianna (EAV-RJ)  e graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2016, coordenou o grupo de pesquisa ON.DA.S.: Organismos Vivos em Danças Somáticas (PIBIC), através do qual pesquisou as relações entre corpo-arte-natureza, e o LAS – Laboratório Abrigos Sensíveis, por meio do qual investigou e desenvolveu ações performativas a partir das relações sensíveis entre corpo-espaço-objetos.

Patricia de Lima Caetano is a researcher, dancer, performer and professor at the Bachelor, Dance Courses and the Postgraduate Program in Arts (PPGArtes) at the Institute of Culture and Art (ICA) of the Federal University of Ceará (UFC). Post-Doctorate by the Department of Psychology at Universidade Federal Fluminense (UFF). PhD in Performing Arts from the Federal University of Bahia (UFBA), with a sandwich period at Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, as well as Educator of the Somatic Movement at The School for Body Mind Centering®. Graduated in Contemporary Dance from Escola Angel Vianna (EAV-RJ), trained in Motor Recovery and Dance Therapy from Escola Angel Vianna (EAV-RJ) and graduated in Psychology from Universidade Federal Fluminense (UFF). Since 2016, she coordinates the research group ON.DA.S.: Living Organisms in Somatic Dances (PIBIC), through which she researches the relationships between body-art-nature, and LAS – Laboratório Abrigos Sensíveis, developing performative actions taking sensitive relationships between body-space-objects as a starting point.

Profa. Dra. Thereza Cristina Rocha Cardoso

Linha de pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções

Professora Permanente

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[Biografia resumida]:

Pesquisadora de dança e artes da cena, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|UNIRIO. Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Bacharel em Comunicação/Cinema pela Universidade Federal Fluminense|UFF. Tem formação técnica em teatro e em dança, respectivamente, pela CAL-Casa das Artes de Laranjeiras e pela Escola e Faculdade Angel Vianna (RJ). Na Universidade Federal do Ceará é professora dos cursos de graduação em Dança (Bacharelado e Licenciatura) e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) onde coordena o grupo de estudos Dramaturgia: o que quer e o que pode o corpo?, em parceria com o Porto Iracema das Artes | Escola de Formação e Criação do Ceará. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del-Rei|UFSJ. Atua principalmente nos temas relativos a Dança e filosofia; Estudos contemporâneos da arte; Dramaturgias em campo expandido; Filosofia da arte; Corpo e linguagem. 

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