• Idioma

Docentes > Docentes

Profa. Dra. Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções

Professora Permanente.

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/0134131107132946

[Biografia Resumida]
Professora permanente no PPGArtes entre 2017 e 2019. Graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) Foi membro fundadora do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e coordenou a execução e implementação da Política Cultural da Rede Municipal de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED.Atualmente é Professora Adjunta 1 na Universidade Federal do Ceará – UFC, no Instituto de Cultura e Arte – ICA, no Curso de Filosofia com ênfase em Ensino de Filosofia e Filosofia da Diferença e suas exigências com uma arte, especialmente Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Pesquisadora convidada e colaboradora no Projeto Civitas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no grupo de pesquisa “Mídias e Tensões Sociais no Contemporâneo” da Universidade Federal do Ceará. 

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Ana Carolina da Rocha Mundim

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professora Permanente.

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/7278100898972514

[Biografia Resumida]
Bailarina, atriz, dj e fotógrafa. Possui graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Universitát Autónoma de Barcelona (UAB).Pós Doutora pela Universidade de Barcelona.  É professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Colaborou como docente na disciplina da graduação Sociologia da Educação, na Universidade de Barcelona, em parceria com o Prof. Dr. Jorge Larrosa Bondía. Realizou três meses de capacitação no Instituto de Artes da UNICAMP com período de investigação na Universitát Ramón LLul, em Barcelona, junto ao grupo de pesquisa Data Science for Digital Society, do qual faz parte. Foi integrante do Grupo República Cênica. Coordena o projeto de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, que originou grupo de pesquisa de mesmo nome, mantido na UFC. Orienta o Conectivo Nozes, braço de extensão do grupo de pesquisa. Coordenou o Curso de Graduação em Dança na Universidade Federal de Uberlândia no período de sua implantação (jan 2011 a jan 2014). Atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, composição coreográfica, improvisação, composição em tempo real, corpoespaço. Coordena o projeto de extensão: Temporal – encontros de improvisação e composição em tempo real. Integra o Bando – grupo de estudos em improvisação e o grupo de pesquisa Mulheres na Improvisação.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]
Publicação de capítulo de livro
MUNDIM, Ana Carolina. Alegria: como sobreviver por meio da desobediência poética. In: BRUNO, Eduardo. Imaginários urbanos: desobediência poética. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2021.

Espetáculo de Dança DEEP
Apresentação do espetáculo na sala Nadir Saboya, do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, Ceará, em 19 de novembro de 2021

Videodança
Animais me percebem, paisagem me escuta

Exposição fotográfica
Exposição Translúcido, no Porto Dragão, de 03 de novembro a 03 de dezembro de 2021

Obra Chá de Cadeira, no 72º Salão de Abril, de 02 de agosto de 2021 a 16 de setembro de 2021.

Prof. Dr. Antonio Wellington de Oliveira Junior

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/5419260227870704

[Biografia Resumida]

É Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1992), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica-COS da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Realizou o estágio Pós-Doutoral em Artes no Departamento de Comunicação e Artes – DeCA da Universidade de Aveiro – UA. Atualmente é professor Associado III do Instituto de Cultura e Arte-ICA-UFC onde leciona nos cursos de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES-UFC do qual é vice coordenador. É pesquisador Ligado ao Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura – ID + (Portugal) e líder do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Artista visual e performer. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Artes, com ênfase em performance, artes visuais, teorias, técnicas, processos e métodos de criação artística; teorias da comunicação, semiótica, glossolalia e religião; cultura tradicional popular, patrimônio cultural imaterial.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Prof. Dr. Cesar Augusto Baio Santos

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/4518113351466592

[Biografia Resumida]

Professor permanente no PPGArtes entre 2013 e 2020. É doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC / SP, com pesquisas nas áreas de cinema, vídeo e artes visuais contempladas com bolsas CAPES e CNPq. Em 2010 aperfeiçoamento sanduíche no Arquivo Vilém Flusser – Universidade de Artes de Berlim (UDK). Entre 2017 e 2018, sua pesquisa de pós-doutorado como artista-pesquisador residente no i-DAT – Instituto de Arte e Tecnologia Digital, na Plymouth University, com bolsa CAPES. Tem formação em Eletrônica e Comunicação Social. É co-fundador do Programa de Pós- Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, tendo coordenado este Programa entre 2014 e 2016. Entre 2013 e 2018, atuou como professor do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará – UFC.Em 2018, ingressou no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde é professor e pesquisador na área de Arte e Tecnologia. É líder do “actLAB – Laboratório de Pesquisas em Arte, Ciência e Tecnologia”, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. É colaborador dos grupos de pesquisa “Fotografia, Imagem e Pensamento” (UFRJ), “Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC” (PUC / SP) e “Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência” (UnB). Entre 2012 e 2014 foi coordenador do seminário temático “Cinema como arte” da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Sua pesquisa está voltada aos aspectos éticos, sociais e políticos das relações entre arte, ciência, tecnologia e sociedade.Em seu trabalho artístico se interessa pela disrupção da lógica de funcionamento dos sistemas de poder e controle através de procedimentos de subversão de sistemas autônomos de vigilância, de aquisição de dados pessoais e de controle social. Através do coletivo Cesar & Lois, tem atuado na criação de obras “biohíbridas” formados pela integração de micro-organismos vivos, redes digitais e inteligência artificial. Sua tese de doutorado analisou trabalhos artísticos experimentais apropriados para uma teoria pós-virtual da imagem. Seus trabalhos têm sido premiados em eventos nacionais e internacionais, tais como “The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence” (2018), “CoMciência: Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia” (2019), o ”NTU Global Digital Art Prize” (2019 – finalista) e o “NEA Art Works Project | A Loja da China | Hess Lab – Artist in Residency ”(2020).

[Links Relacionados]

https://ufc.academia.edu/CesarBaio
www.cesarbaio.com

[Produções Relevantes]

:: Degenerative Cultures, 2018
Obra artística criada em coautoria com Lucy HG. Solomon, participante externa do Programa. Exposição Coletiva relativa ao edital / prêmio The Lumen Prize British Computer Society Artificial Intelligence. Evento Local: Pheonix Brighton, em Brighton – UK. Grã-Bretanha.
https://www.lumenprize.com/search?q=degenerative-cultures 

Profa. Dra. Claudia Teixeira Marinho

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/9847169426586898

[Biografia Resumida]
Artista e designer, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós doutorado em design na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (2009). Investiga processos de criação. Desenvolve pesquisa sobre os processos criativos na arte e no design, com ênfase nos aspectos poéticos e políticos que envolvem as relações entre humanos e não humanos; tecnologias ancestrais e emergentes; materialidade africana e práticas cotidianas.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Deisimer Gorczevski

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/8038568167789231

[Biografia Resumida]

Professora e pesquisadora no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC) atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2011 e 2012) e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes, desde a criação, em 2013. Realizou doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos-RS e doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, ​​na Espanha, com bolsas CAPES e CNPq. Coordenou o PPGArtes entre 2019 e 2021. Atualmente, realiza estudos com ênfase na cartografia de intervenções urbanas e audiovisuais com as ruas e praças, entre outros espaços comuns, pensando o entre arte e comunicação, cidade e universidade. Coordena o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas – LAMUR, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, onde realiza as pesquisas Fortalezas Sensíveis: Escritas com a Cidade e Cinema In(ter) venção: Cine Ser Ver Luz. Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação com ênfase em processos de criação e  micropolíticas, cartografias e intervenções urbanas e audiovisuais, práticas coletivas e colaborativas, políticas públicas e metodologia de pesquisa em artes, filosofia e ciências.

[Links Relacionados]

https://www.lamur-ufc.com/ 

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Francimara Nogueira Teixeira

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professora Colaboradora

[Link para o Lattes]
 http://lattes.cnpq.br/7620297672950598

[Biografia Resumida]

É diretora de teatro e artista do Teatro Máquina (Fortaleza-CE). Tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2013). Sua pesquisa aborda principalmente a poética brechtiana, seus modelos de encenação e a dramaturgia das peças didáticas. Investiga processos criativos em teatro de grupo nas interfaces dramaturgia e encenação. Participa dos Programas de Pós-Graduação em Artes do ICA / UFC e do IFCE. É professora da Licenciatura em Teatro do IFCE, curso que atualmente coordena. Lidera o grupo de pesquisa Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas (CNPq / IFCE) e participação do Grupo Dramatis – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação (CNPq / UFBA). 

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Prof. Dr. Francis Wilker de Carvalho

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/1364443962519272

[Biografia Resumida]

Artista da cena, diretor, pesquisador e curador. Professor efetivo do curso de licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Participa do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA-UFC e do Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2003), especialista em Direção Teatral (2012) pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. É um dos fundadores do grupo brasiliense Teatro do Concreto, com o qual encenou, entre outros, Diário do Maldito (2006), Ruas Abertas (2008), Entrepartidas (2010), Festa de Inauguração (2019). Como curador, colaborou com os seguintes festivais: Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea (DF); Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia -FIAC-BA (BA), Festival Nordestino de Tetro de Guaramiranga (CE) e a MITbr ? Plataforma de Internacionalização das artes cênicas brasileiras que integra a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Foi professor na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (DF) entre 2004 e 2011, onde também ocupou a função de coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas. É autor do livro Encenação no Espaço Urbano (Editora Horizonte, 2018). Configura seu campo de interesse temas como encenação contemporânea, pedagogia do teatro, as relações entre arte, paisagem e espaço urbano, processos criativos e performance.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Galciani Maria Neves de Araújo

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Colaboradora

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/6239584974510984

[Biografia Resumida]
Professora Colaboradora no PPGArtes entre 2015 e 2020. É curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista e o título de doutor (2014) na mesma instituição com a tese Crítica como criação: procedimentos e procedimentos comunicacionais dos exercícios básicos no Brasil. Foi professora na PUC-SP no curso de Comunicação e Multimeios entre 2008 e 2012. Entre os anos de 2010 e 2013 atuou como produtora de conteúdo, assistente de curadoria e professora de história da arte na Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais, da Pós-Graduação em Fotografia e da Pós Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. É co-coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake – SP). Desenvolve projetos curatoriais, atividades relacionadas à crítica, acompanhamento de artistas desde 2010.

[Links Relacionados]

 [Produções Relevantes]

Prof. Dr. Héctor Andrés Briones Vásquez

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

[Link para Lattes]
http://lattes.cnpq.br/4739201450499304

[Biografia Resumida]

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) | Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES do ICA-UFC). Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2007 – 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 – 1998). Sua investigação acadêmica-artística se debruça nos processos da arte teatral, da atuação e da encenação, com ênfase na espacialidade cênica, nos seus alcances corpóreos e imagéticos como força poético-política. Também é pesquisador e professor teatral da cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), no qual atualmente conformado o Projeto de Pesquisa, “DOS TEMPOS DA / NA CENA: inspirações grifferianas entre cena, tecnologia e alegoria, dentro do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

[Links Relacionados]

 [Produções Relevantes]

Profa. Dra. Jo A-mi

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/1292488061922824

[Biografia resumida]

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e Mestrado em Ensino e Formação Docente). Possui Doutorado (UFPE), Mestrado (UFC) e Graduação em Letras (UNESA). Trabalha com pesquisas em Artes que atravessam estudos em / com Arte Visual, Literatura / Poética / Escrita, Educação. Enquanto artista visual e escritora, tem vivenciado experiências com instalações, audiovisuais [videoarte: na pele, da rua / 2018, disponível em https: //www.youtube.com/watch?v=gPUkV7lJGuY   ; documentário: No Ceará dos grafites / 2016, em  https://goo.gl/Y7VzjL  ], oficinas de escritas e publicações literárias [com os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012)]. 

[Links Relacionados]

 [Produções Relevantes]

Prof. Dr. João Vilnei de Oliveira Filho

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professor Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/7212307806105123

[Biografia Resumida]

Artista. Doutor em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017), com apoio por financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT / POPH / FSE, Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (2010) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professor adjunto do curso de Design Digital (2015) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (2017), ambos da Universidade Federal do Ceará. Integra o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA / UFC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS / FBAUP. Participou do “Projeto Balbucio” durante toda a sua existência (2003-2011),www.balbucio.com . Teve trabalhos expostos em cidades como Berlim-ALE (2013), Torres Vedras-PT (2014), Flórida-EUA (2015), Penafiel-PT (2016) e Lousã-PT (2019).  

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Lu Basile

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/3653432886684093 

[Biografia Resumida]

Graduada em Música – Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em música na linha Etnomusicologia pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-graduação em História, da UFMG (2015). É professora adjunta do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará onde leciona as disciplinas Estética Musical, História da Música (sec. XIX e XX) e Percepção Musical. É pesquisadora da história da música urbana no Ceará na passagem do sec. XIX para o XX. Orienta projetos de Iniciação Científica discutindo a música nos modos de reprodução, representação, partilhas e poéticas. Implementou e coordenou o Laboratório de Interações Artísticas (LIA Uece 2018-2020) com o qual funções de arte contemporânea, pesquisa e atividades de extensão como o I Seminário Poéticas do Som. É membro do Laboratório de Estudos e Culturas da UECE, (Díctis). É pianista do Quinteto Aquas (com Bárbara Sena, Luíza Nobel, Ayla Lemos e Mirele Alencar). Ao longo da sua trajetória destacam-se a implementação e coordenação do curso de Artes Visuais na modalidade à distância da UECE (2010); projetos para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Destaque para os Projetos: Miudinho 2006 Sábado Acústico e Ressonâncias 2004 -2007; Curadoria do Festival Música da Ibiapaba (2016). [/ acordeão] Ao longo da sua trajetória destacam-se a implementação e coordenação do curso de Artes Visuais na modalidade à distância da UECE (2010); projetos para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Destaque para os Projetos: Miudinho 2006 Sábado Acústico e Ressonâncias 2004 -2007; Curadoria do Festival Música da Ibiapaba (2016). [/ acordeão] Ao longo da sua trajetória destacam-se a implementação e coordenação do curso de Artes Visuais na modalidade à distância da UECE (2010); projetos para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Destaque para os Projetos: Miudinho 2006 Sábado Acústico e Ressonâncias 2004 -2007; Curadoria do Festival Música da Ibiapaba (2016).

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Milena Szafir

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professora Permanente

[Link para o Lattes]

http://lattes.cnpq.br/2407478029218868

[Biografia Resumida]

Milena Szafir (Ph.D.) é pesquisadora e realizadora em estéticas videográficas e (neo-) cinematografias, orientando trabalhos em motion graphics e filme-ensaio, entre outras linguagens. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (2011) pela carreira dedicada ao manifesto original “espetáculo + vigilância = consumo” (2003/04) – sua fórmula no duplo, publicamente compartilhada, a partir da qual projetou estruturas desde diferentes materialidades para transmissões ao vivo (obras híbridas para intervenções urbanas entre performances, dispositivos audiovisuais, composições gráficas etc). Atualmente é conselheira eleita da SOCINE (2017-2021) e professora na UFC, onde propôs o MLAB: #MESA (Media Lab de Montagem, Experimentações e Sinapses Audiovisuais – laboratório midiático no estado-da-arte para ensino, pesquisa e extensão via teoria / prática entre dispositivos obsoletos e atualizados; 2013-), o #ir! (Intervalos & Ritmos – grupo de estudos em estética e composição / montagem audiovisual via banco de dados; 2013-), as bolsas Ceci n’est pas un umbrella (Techné: Formações Estéticas na Arte e Tecnologias Audiovisuais) e Projet’ares Audiovisuais ( junto à PROGRAD / SECULTARTE; 2014-2019) etc. possui formação em Processamento de Dados e em Metodologia Não-Formal (desde 1996 é educadora desenvolvendo pedagogias multimidiáticas de ensino-aprendizagem), doutorado em Audiovisual com mestrado em Cinema / Comunicação (“Retóricas Audiovisuais ”; USP, 2007-2015) e é graduada em Arquitetura / Urbanismo (” ComunicaCidade: a educação através da arte-comunicação – design gráfico, vídeo digital, vj’ing & game “; USP, 2003/04). 

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Natacha Muriel López Gallucci

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas

[Link para o Lattes]

http://lattes.cnpq.br/6417676403385648

[Biografia Resumida]

Professora Adjunta de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (IISCA, UFCA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes, ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do ProfArtes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes, ICA), UFC. Doutora em Filosofia (IFCH, UNICAMP). Doutora em Multimeios (IA, UNICAMP). Mestre em Filosofia (IFCH, UNICAMP). Licenciada em Filosofia (UNR) Rosario, Argentina. Formada em Danças pela Escola Nacional de Danças Clássicas e Folclóricas, Rosario Argentina. Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD, CAPES). Bolsista como Professora Formadora na Universidade Aberta do Brasil (UECE, CAPES). Bolsista no Programa de Doutorado e de Mestrado em Filosofia (IFCH, UNICAMP, CAPES). Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) em que coordena o ST Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados. Pesquisadora da União Internacional de Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES). Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas em que vice coordena o GT de Estudos da Performance. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Danças (ANDA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FiloMove. Filosofia, Artes e Estéticas do Movimento. Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas em que vice coordena o GT de Estudos da Performance. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Danças (ANDA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FiloMove. Filosofia, Artes e Estéticas do Movimento. Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cénicas em que vice coordena o GT de Estudos da Performance. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Danças (ANDA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FiloMove. Filosofia, Artes e Estéticas do Movimento.

[Links Relacionados]

www.natachalopezgallucci.com  

 [Produções Relevantes]

Prof. Dr. Moacir Tavares Rodrigues dos Anjos Junior

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professor Colaborador

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/7684811074280152

[Biografia Resumida]
Professor Colaborador no PPGArtes entre 2013 e 2020. Graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Economia – University College London (1994). É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Foi pesquisador visitante no grupo de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres, entre 2008 e 2009.Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização. Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010).

[Links Relacionados]

 [Produções Relevantes]

Prof. Dr. Pablo Assumpção Barros Costa

Linha de Pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
Professor Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/2352095912659853

[Biografia Resumida]

Professor e pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal do Ceará desde 2011. Doutorado em Estudos da Performance (New York University, 2013) e Global Visiting Scholar no Centro de Estudos de Gênero e Sexualidade da NYU (2017). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na PUC de São Paulo, com uma pesquisa que articula uma história crítica da performance art no Brasil, contextualizando três principais forças históricas: movimentos de vanguarda brasileira da primeira metade do século XX, tradições radicais de corporeidade no Brasil. Religião e cultura popular brasileira e o surgimento de um discurso curatorial global sobre as artes visuais brasileiras na Europa e nos Estados Unidos a partir dos anos 1970. Outro objetivo desta pesquisa é destacar as formas pelas quais a arte da performance articula novos modelos de valor / avaliação, atentando para as condições sócio-históricas que sustentam a produção do pensamento crítico pelas formas de performance art no Brasil contemporâneo. Coordenador do grupo de pesquisa Poéticas da Performatividade (PoPe) e participante ativo do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo Cênico (CFCC), onde coordena a linha de pesquisa Performance. Ele aconselha projetos de graduação e pós-graduação nas áreas de teorias da performance e da performatividade aplicadas a diferentes gêneros artísticos, processos criativos na arte performática e teorias críticas de gênero e sexualidade. Coordenador do grupo de pesquisa Poéticas da Performatividade (PoPe) e participante ativo do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo Cênico (CFCC), onde coordena a linha de pesquisa Performance. Ele aconselha projetos de graduação e pós-graduação nas áreas de teorias da performance e da performatividade aplicadas a diferentes gêneros artísticos, processos criativos na arte performática e teorias críticas de gênero e sexualidade. Coordenador do grupo de pesquisa Poéticas da Performatividade (PoPe) e participante ativo do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo Cênico (CFCC), onde coordena a linha de pesquisa Performance. Ele aconselha projetos de graduação e pós-graduação nas áreas de teorias da performance e da performatividade aplicadas a diferentes gêneros artísticos, processos criativos na arte performática e teorias críticas de gênero e sexualidade.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Patricia de Lima Caetano

Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas
Professora Permanente

[Link para o Lattes]
http://lattes.cnpq.br/3805300292991429

[Biografia Resumida]

Patricia de Lima Caetano é pesquisadora, dançarina, performer e professora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, além de Educadora do Movimento Somático pela The School for Body Mind Centering®. Possui formação em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna (EAV-RJ), formação em Recuperação Motora e Terapia através da Dança pela Escola Angel Vianna (EAV-RJ) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2016, coordenou o grupo de pesquisa ON.DA.S .:  

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Profa. Dra. Thereza Cristina Rocha Cardoso

Linha de pesquisa 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções

Professora Permanente

[Link para o Lattes]:

http://lattes.cnpq.br/9450346202377323

[Biografia resumida]:

Pesquisadora de dança e artes da cena, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | UNIRIO. Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Bacharel em Comunicação / Cinema pela Universidade Federal Fluminense | UFF. Tem formação técnica em teatro e em dança, respectivamente, pela CAL-Casa das Artes de Laranjeiras e pela Escola e Faculdade Angel Vianna (RJ). Na Universidade Federal do Ceará é professora dos cursos de graduação em Dança (Bacharelado e Licenciatura) e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) onde coordena o grupo de estudos Dramaturgia: o que quer e o que pode o corpo ?, em parceria com o Porto Iracema das Artes | Escola de Formação e Criação do Ceará. Realizou o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del-Rei | UFSJ. Atua principalmente nos temas relativos a Dança e filosofia; Estudos contemporâneos da arte; Dramaturgias em campo expandido; Filosofia da arte; Corpo e linguagem. 

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

 

Profa. Dra. Walmeri Kellen Ribeiro

Linha de pesquisa 2: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções

Professora Permanente entre 2013 e 2016 e Colaboradora entre 2017 e 2019.

[Link para o Lattes]:

http://lattes.cnpq.br/0042351447296584

[Biografia resumida]:

Professora Permanente entre 2013 e 2016 e Colaboradora entre 2017 e 2019. Artista-pesquisadora com pós-doutorado no departamento de Fine Arts da Concordia University (bolsa Capes), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP ( bolsa CNPQ) e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora da Universidade Federal Fluminense|UFF e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA|UFF e em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGAV|EBA|UFRJ. Entre 2013 e 2017, atuou como professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará|UFC, tendo participado da criação e implementação do programa, o qual coordenou entre 2012 e 2014. É , ainda, coordenadora do BrisaLAB- Laboratório de pesquisa em Performance+ Media Arte + Questões ambientais (UFF| CNPQ|FAPERJ), e idealizadora e coordenadora do projeto Territórios Sensíveis (www.territoriosensiveis.com). Bolsista Jovem Cientista Nosso Estado- FAPERJ, possui experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Performance e Mídia Arte, Corpo e mediação tecnológica, Corpo – Imagem, Direção de atores para cinema, Cinema expandido, Arte e Antropoceno, Arte social e ambientalmente engajada.

[Links Relacionados]

[Produções Relevantes]

Acompanhe como Chamadas para Credenciamento de Docentes