Notícias > 01.06.22

V Seminário Interno do PPGARTES-UFC acontece no dia 24 de junho

Estão abertas as inscrições para o V Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGARTES-UFC) de 2022, que propõe um diálogo entre a escrita acadêmica em artes e duas ações ligadas à pele do corpo humano: a suturação e a transpiração. Organizado pelo mestrando Jonathan de Sousa, a egressa […]

Organizado pelo mestrando Jonathan de Sousa, a egressa Mel Andrade e o docente João Vilnei, o seminários acontecerá ao longo do dia 24 de junho de 2022, de 8h às 18h, com pausa para almoço. Haverá emissão de certificado, totalizando 8h/a de atividade.

As inscrições ocorrem entre os dias 1 e 18 de junho de 2022, mediante envio um de texto de 2 a 5 laudas. Podem participar alunes de graduação e pós-graduação, docentes e egressos do PPGARTES-UFC, artistas e interessades em escrita e pesquisa em artes. A submissão deverá feita através de preenchimento do formulário presente neste link. O tema é livre, apesar da expectativa de que os textos tratem de questões relacionadas às artes e à produção científica.

Esta edição do evento tem como referencial metodológico os “acampamentos de leitura”, ideia desenvolvida em “Ground Provision” pelos autores Tonika Sealy Thompson e Stefano Harney. No texto são relatadas as experiências com os acampamentos que funcionam como residências de leitura, refúgios nos quais as pessoas possam ler juntas, e espaços de contemplação e reflexão. Os autores apresentam uma crítica ao lugar da leitura dentro da universidade, em que o ato de ler passa a ser ausente e escondido, tornando-se um momento profundo de individualização. A proposta do texto, e também desta edição do Seminário Interno, é colocar a leitura em coletivo em destaque e relevância enquanto atividade acadêmica e artística: a sala estará aconchegante, e todos terão acesso a uma pilha de textos dos participantes. Cada autor pegará um dos textos e lerá, podendo fazer comentários, anotar sugestões e apresentar novas referências. Ao final do encontro, os textos “aumentados” serão devolvidos para os seus autores, que voltarão para casa com seu texto lido e reescrito coletivamente por diversas pessoas.

Inscrições via formulário de 1 a 18 de junho de 2022. ENCONTRO PRESENCIAL dia 24 de junho de 2022 no ICA-UFC (sala será divulgada aos inscritos via email), de 8H às 18h, com pausa para almoço.

Mais informações através do email seminariointernoufc@gmail.com