• Idioma

Atividades do Programa > Eventos Organizados

LançamentoPrograma de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) ICA/UFC | 2013

Confira a programação completa da semana de lançamento do programa.

02 de abril

9h-12h | Leituras dirigidas: Gilbert Simondon e o modo de existência dos objetos técnicos, com KARLA DEMOLY (UFERSA)
O Seminário de cunho teórico se propõe a analisar conceitos centrais da obra de Gilbert Simondon, de onde destacamos: o objeto técnico em sua relação com o ser humano, a tecnoestética, o prazer estético e a evolução técnica. Busca contextualizar a obra de um clássico como Simondon, mais recentemente adotada na pesquisa em ciências humanas e sociais no nosso país.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 28/03 pelo e-mail ppgartes.ufc@gmail.com. (Vagas Limitadas)

Karla Demoly é outora em Informática na Educação – UFRGS,  líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias – CNPQ, Karla Demoly é  professora da UFERSA, membro Associado da Equipe de Pesquisa do Laboratoire Anthropologie de l’Écriture, Coordenado pela Prof Drª Béatrice Fraenkel no Laboratório de Antropologia da Escrita / IIAC Institut Interdisciplinaire Anthropologie de la Culture da l’Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales – Paris e colaboradora no Laboratoire Brigitte Fribourg, Chaire Handicap, equipe dirigida pela pesquisadora Drª Eliana Sampaio no Centre National des Arts et Metiers – Paris. Entre seus temas de pesquisa estão o humano na relação com percursos de aprendizagem e invenção da vida e práticas de escrita em diferentes contextos e suas modulações quando nos encontramos com diferentes artefatos técnicos.

Local: ICA Carapinima – sala 27

03 de abril

16h-16h30 | Abertura oficial da semana de Lançamento do Programa de Pós-Graduação em Artes ICA|UFC

16h30-19h20 | Conferência: Qualis Artístico e os desafios da pesquisa em Artes, com ANTONIA PEREIRA (UFBA/CAPES)
Conferência sobre o Qualis Artístico, com a coordenadora de área Artes|Música da Capes.

Antonia Pereira é atriz e dramaturga, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós-Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões consecutivas – biênios 2007/2009 e 2009/2011.Também foi segunda secretária eleita para o biênio 2000/2002 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Artes Cênicas. Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal da Bahia, Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT e Coordenadora da Área de Artes/Música na CAPES. Tem experiência na área de Teatro e Dramaturgia, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: drama, ator, pesquisa em artes e criação.

19h30 – 21h | Conferência: Criação e Complexidade, com JORGE DE ALBUQUERQUE VIEIRA
Apresentaremos uma discussão sobre a natureza do processo de criação, tanto em Arte quanto em Ciência, apoiada em conceitos da Ontologia Sistêmica e dos sistemas evolutivos complexos. Busca-se, assim, por um possível padrão no ato de criação, padrão que teria origem na evolução dos sistemas naturais.

Jorge de Albuquerque Vieira é professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, onde tem lecionado Teorias Sistêmicas da Comunicação, com ênfase em fundamentos da Teoria da Complexidade. Com graduação em Engenharia de Telecomunicações (UFF, 1969), fez seu Mestrado em Física de Reatores, na COPPE/UFRJ (1975) e seu Doutorado na PUCSP em Comunicação e Semiótica (1994), aplicando conceitos da Semiótica Peirceana no tratamento de sinais científicos. Professor aposentado (1970/1998) pelo Departamento de Astronomia da UFRJ, lecionou durante aproximadamente 30 anos Rádio Astrofísica, desenvolvendo pesquisas já envolvendo a análise semiótica em sinais oriundos de fontes astrofísicas. Atualmente, também leciona na COMFIL/PUCSP, Curso de Comunicação e Artes do Corpo, nas disciplinas: Corpo e Novas Tecnologias, Corpo e Ciência. No Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência Digital e Design (TIDD)/PUCSP, em Epistemologia e Metodologia Científica. Na Faculdade Angel Vianna / RJ, em Metodologia Científica, Teoria do Conhecimento e Elaboração de Projetos. Suas áreas de interesse são: Teoria Geral de Sistemas, Teoria do Conhecimento, Teoria da Complexidade e Semiótica Peirceana.

Local: CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro/ TEL: (85) 3464.3108

04 de abril

18h-19h30 | Conferência: As ruas e as bobagens: anotações sobre o delirium ambulatorium de Hélio Oiticica, com MOACIR DOS ANJOS
A palestra revisita a obra de Hélio Oiticica a partir da ideia de “delirium ambulatorium”, título que o artista deu à sua participação no evento Mitos Vadios, ocorrido em São Paulo, em 1978. Discute como esse trabalho – articulado aos seus antecedentes e desdobramentos – é expressão radical do programa experimental a que Oiticica se dedicou desde cedo, dissolvendo-o nas ruas e desmanchando divisões estanques entre criador e público, entre museu e mundo, entre arte e vida. Inscreve o “delirium ambulatorium”, portanto, em uma tradição de intervenções artísticas que buscam reinventar a relação do homem com o espaço urbano.

Moacir dos Anjos é pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, e professor-colaborador do Programa de P’so-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, naquela mesma cidade (2001-2006), e pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza (2011), curador da Bienal de São Paulo (2010), co-curador da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2007) e curador do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007). É autor, entre outros, dos livros Local/Global. Arte em Trânsito (Rio de Janeiro, Z ahar, 2005) e ArteBra Crítica. Moacir dos Anjos (Rio de Janeiro, Automática, 2010).

19h30 – 21h | Conferência: O corpo sem órgãos: matéria intensiva e tempo da existência, com REGINA SCHOPKE
Quando o conceito de matéria intensiva ou matéria intensa aparece formulado na obra de Gilles Deleuze, ele se apresenta diretamente ligado a um outro conceito: o de corpo sem órgãos, de Antonin Artaud. A idéia de um corpo intensivo, não estratificado, de um corpo que “não tem órgãos, mas limiares ou níveis”, um corpo que é uma espécie de “matriz” que deixa “passar” as intensidades livres, é o que podemos chamar, numa nova perspectiva, de “o ser deleuziano”. Em certo sentido, a reflexão sobre o CsO e sobre o nomadismo (que Deleuze empreende com Guattari), acaba por exigir um aprofundamento maior do conceito de matéria. Somente nesse novo recorte é que veremos Deleuze tratar do “espaço liso” dos nômades, por oposição ao “espaço estriado” dos sedentários, sendo que, por espaço liso, Deleuze e Guattari entendem o “lugar” dos fluxos, das intensidades puras, das singularidades nômades, da vida não-orgânica, não ordenada. Nômade, é claro, se opõe a sedentário e o CsO se opõe a organismo, a ordem estabelecida, a tirania das formas. Dois mundos que coexistem, dialogam, mas não se tocam em profundidade.

Regina Schopke é filósofa e medievalista, com Doutorado e  Pós-Doutorado em Filosofia pela UNICAMP, Mestrado em Filosofia pela UFRJ e em História Medieval pela UFF. É autora dos livros “Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade” (Edusp/Contraponto), “Matéria em movimento: a ilusão do tempo e o eterno retorno” (Martins Fontes) e “Dicionário Filosófico” (Martins Fontes). É tradutora e colaboradora dos jornais “O Globo” e o “Estado de S. Paulo”.

Local: CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro/ TEL: (85) 3464.3108

05 de abril

18h- 18h30 | Lançamento de livros CCBNB, com Jacqueline Medeiros

18h30-20h | Encontro com a artista Paola Barreto – Projeto Cine Fantasma
O projeto Cine-Fantasma prevê uma série de videointervenções urbanas, que ocuparão espaços públicos ao ar livre, acontecendo sempre em arredores que já abrigaram, um dia, salas de cinema. Não se trata apenas de uma atitude memorialista de louvar um tempo bom que já passou, mas sobretudo de uma oportunidade de reflexão sobre a arquitetura da cidade e das imagens, não somente em seu aspecto físico, palpável, mas também em sua dimensão simbólica, poética, dos imaginarios e coletivos que incita, das formas sociais e dos comportamentos que produz.
Somos muitos e estamos em toda parte. Bu! Confira o site do projeto: www.cinefantasma.net

Paola Barreto é doutoranda em Artes Visuais pela EBA/ UFRJ e Professora do Curso de Multimídia do NAVE (Núcleo Avançado em Educação – VisionLab-PUC/Rio). Formada em Cinema pela UFF e Mestre em Tecnologia e Estéticas pela ECO/ UFRJ, Paola tem concentrado sua atuação como artista visual na criação de trabalhos que pesquisam interações entre corpo, espaço e imagem. Em 2011, através de um prêmio da Funarte, apresentou a vídeo instalação interativa “Tá tudo bem” na Ocupação Artística do Teatro Glauce Rocha. Em 2010 co-dirigiu no espaço público do Largo do Machado, Rio de Janeiro, o projeto de intervenção urbana, performance e cinema ao vivo “Coreografia para prédios, pedestres e pombos”, premiado pelo Oi Futuro. Entre 2007 e 2009 desenvolveu a série de performances de cinema ao vivo “Composição para circuito de vídeo vigilância”, com apresentações em Festivais como Live Cinema e Dorkbot, e desdobramentos em cursos livres e oficinas. A reflexão teórica produzida a partir destas experiências resultou em sua Dissertação de Mestrado e em artigos apresentados no Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Madrid e Londres. Em 2002 Seu projeto de vídeo-instalação “Sorria, você está sendo filmado” foi premiado no Edital Transmídia do Instituto Itaú Cultural. Cineasta premiada no Brasil, Alemanha e Argentina, exibiu seus trabalhos em festivais e mostras em diversos países, como Japão, Cuba, Canadá e Holanda.

Site da artista: paoleb.wordpress.com 

Local: CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro/ TEL: (85) 3464.3108

20h-22h | Ações do Cine Fantasma pelo Centro de Fortaleza

Realização:
Instituto de Cultura e Arte (ICA) – UFC
Programa de Pós-Graduação Em Artes (PPGArtes)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) – UFC
Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)