Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis1ª edição | 2012

O I Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis se propõe à construção de um território-evento privilegiado para a produção de afetos, teorias, movimentos e pensamentos.

Diante de um cenário sócio-histórico complexo no que tange à invenção estética no país, em que experimentos artísticos e culturais manifestam uma sensível mudança no modo de se entender e se relacionar com a arte, incluindo aí a derrocada das linguagens tradicionais, a crescente hibridização de gêneros e a complexificação e transdisciplinarização das metodologias de pesquisa e análise, o I Seminário internacional Das Artes e seus territórios sensíveis se propõe à construção de um território-evento privilegiado para a produção de afetos, teorias, movimentos e pensamentos.

Ao reunir pesquisadores em artes, de todo o país e do exterior, para além das especificidades de seus domínios de pesquisa, borrando assim as fronteiras  entre as associações formais e entidades, o seminário visa a reflexão e problematização pública da pesquisa em artes no Brasil frente à complexidade do fenômeno artístico contemporâneo e para a formulação de um novo pensamento histórico acerca das relações entre pesquisa e arte, teoria e prática, universidade e mundo, hoje.

CONVIDADOS:

Profa. Dra. Antonia Pereira (UFBA/CAPES)
Prof. Dr. Milton Sogabe (UNESP/CAPES)
Profa. Dra. Andrée Martin (UQUAM/Canadá)
Profa. Dra. Cecília Almeida Salles (PUC/SP)
Prof. Dr. Guto Nóbrega ( EBA/UFRJ)
Profa. Dra. Maria Beatriz Medeiros (UNB)
Prof. Dr. Ricardo Basbaum (UERJ)
Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel (UFMG)
Profa. Dra. Walmeri Ribeiro e  Profa. Dra. Theresa Rocha (UFC)
Profa. Dra. Christine Mello (FASM)
Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP)