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Encontro InternacionalFutebol, Imagem e Emoções Coletivas: a arte como lugar de mediações | 2014

Em um momento em que a Copa do Mundo levanta discussões de ordem política e social no Brasil, o encontro coloca em pauta um aspecto que tem recebido pouco destaque nos debates em curso: a dimensão estética do futebol.

Na fase mais madura de seu pensamento, o filósofo Ludwig Wittgenstein concebe a ideia de um “mundo-imagem”, um universo construído no imaginário coletivo que se constitui como a base de nossas vidas. Para o filósofo austríaco, é por meio dessa imagem que estabelecemos nossa “visão de mundo”, na medida em que através dela reconhecemos a existência do que nos cerca e de nós mesmos.

Essa proposta de Wittgenstein é assumida aqui como pressuposto para pensar  o futebol esteticamente, interrogando-se sobre a construção da imagem do futebol na cultura brasileira, sobre os processos coletivos e subjetivos disparados a partir dela, assim como, sobre os sistemas de produção de tais imagens.

Quando nos perguntamos sobre o modo como esta “imagem-mundo” é criada atualmente, entendemos a importância das mediações tecnológicas, tais como a TV, o rádio, o jornal, a internet, os games, o cinema. Diante da força avassaladora da mídia na construção desse “mundo-imagem”, é importante questionar qual o papel que a arte ocupa nesse processo e qual sua potência na construção de imagens que escapem à lógica que organiza a comunicação midiática.

Assumindo estas questões como ponto de partida, Encontro Internacional Futebol, Imagem e Emoções Coletivas: a arte como lugar de mediações está organizado em uma única tarde com as seguintes atividades:

Dia 9/5, sexta-feira

14h | MESA TEMÁTICA: CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS EM TORNO DO FUTEBOL NO BRASIL, com Eduardo Frota (artista), Glória Diógenes (PPG Sociologia UFC), Cesar Baio (PPGArtes ICA|UFC)

Glória Diógenes é professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, criadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS), fundadora e ex-coordenadora do “Projeto Enxame – fazendo arte com gangues e galeras e ex-Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza. É co-fundadora da Rede Luso-brasileira de pesquisadores em Artes e Intervenções Urbana. Desenvolveu, recentemente, uma pesquisa de pós-doutorado, sobre “Arte Urbana e graffiti: conexões entre cidades e ciberespaço” no Instituto de Ciência Sociais – ICS da Universidade de Lisboa. Criou, também, um blog “pesquisa de campo” para compartilhar o percurso dessa investigação denominado “AntropologiZZZando: http://antropologizzzando.blogspot.pt/

Eduardo Eloísio Frota chega ao Rio de Janeiro em 1978. Nos dois anos seguintes, assiste ao Curso Intensivo de Arte/Educação (Ciae), na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) , no Rio de Janeiro. Em 1986, licencia-se em educação artística pelas Faculdades Integradas Bennet, na mesma cidade. Mostra trabalhos no Salão Carioca de Arte em 1982 e 1986.
Em 1983, participa da Oficina do Corpo da Escola de Artes Visuais (EAV/Parque Lage) , Rio de Janeiro. Em 1984 e 1985, estuda no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) com Gastão Manuel Henrique (1933) , faz o curso Volume/Espaço; com Eduardo Sued (1925), participa do curso Diálogo; e, com Ronaldo Brito (1949), lê O Olho e o Espírito, do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908 – 1961). Sua primeira individual acontece na Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 1988. Em 1996, recebe a bolsa do Projeto Uniarte 96, da Faperj/UFRJ. Um ano depois, ganha o grande prêmio do salão Arte Pará.
Em 2001, é curador adjunto do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural 2001 – 2003, para o qual realiza um mapeamento das artes nas regiões Norte e Nordeste e uma curadoria da exposição com jovens artistas. Nessa época, é coordenador do Núcleo de Artes Plásticas do Alpendre, em Fortaleza. A partir dos anos 2000, começa a mostrar grandes instalações com peças em madeira, como faz na 25ª Bienal de São Paulo (2002). Desde o início de sua trajetória, trabalha com arte-educação.

Cesar Baio é mestre (2007) e doutor (2011) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisas na área de cinema, vídeo e arte e tecnologia. Nesse período foi bolsista Capes e CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio de pesquisa no Vilém Flusser Archive at the Berlin University of the Arts (UDK). Seu interesse está voltado para a imagem e os aparatos tecnológicos de mediação. Seu trabalho têm sido elaborado crítica e poeticamente por meio de textos publicados em livros, artigos, seminários e também de instalações audiovisuais, obras interativas, intervenções urbanas e vídeos. Entre 2011 e 2012 foi selecionado para o programa de residência do festival Transmediale: In/Compatible, em Berlim. Em 2012 foi um artista orientador para o programa Residência em Sete, do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Entre seus projetos artísticos mais recentes estão Dance Everywhere (2012) e Horizontes Invisíveis (2010-2011) e Sophie (2010).

16h | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: SUJEITO, CERTEZA E EMOÇÕES COLETIVAS, com Gunter Gebauer (Universidade Livre de Berlim)
Em sua conferência, o filósofo alemão analisa o modo como as emoções coletivas dos torcedores de futebol se tornam um elemento fundamental para a construção de subjetividades, para a inserção social e para a construção do sentimento de pertencimento de um vasto grupo social do Brasil.

Gunter Gebauer estudou filosofia, literatura geral e comparada e ciências do esporte. Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlim), professor convidado em França (Paris e Estrasburgo) e no Japão (Hirochima). É co-fundador do Centro Interdisciplinar de Antropologia Histórica, Berlim, e foi presidente da Sociedade Internacional dos Estudos Filosóficos do Esporte. Suas pesquisas se concentram nos campos da estética e teoria do esporte, antropologia do corpo e filosofia da linguagem. Suas publicações recentes: Jogo, Ritual, Gesto: Atos miméticos no mundo social (com Christoph Wulf), 1998; Poéticas do Futebol, 2006; O Pensamento antropológico de Wittgenstein, 2009; Ludwig Wittgenstein: no rio da vida e da linguagem, 2011.

Local: Auditório Rachel de Queiroz – UFC Benfica
Centro de Humanidades II
Av. da Universidade, 2762 – Benfica

Realização:
Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) ICA/UFC
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Instituições Parceiras:
Arquivo Flusser São Paulo
Universidade Livre de Berlim

Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/1444966139079622/?active_tab=about

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