• Idioma

Atividades do Programa > Eventos Organizados

Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis2ª edição | 2014

Segunda edição do Seminário Internacional de Artes reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros no Centro de Fortaleza

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, acontece em Fortaleza a segunda edição do Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis. O evento, que neste ano traz o tema Metodologia(s) de processos de criação em artes, conta com uma programação que inclui palestras, workshops, mesas temáticas e apresentações de projetos. Com exceção dos workshops, que serão realizados no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), as atividades acontecem no Museu da Indústria, casarão centenário em frente ao Passeio Público que acaba de ser inaugurado. A ideia é fazer um convite à ocupação do centro de Fortaleza por meio da arte.

O objetivo do seminário é contribuir para o reconhecimento e desenvolvimento das artes como área de produção de conhecimento, promovendo debate sobre as diversas metodologias de pesquisa, temas e práticas que permeiam o campo das artes na atualidade, abordando o diálogo entre as artes, a presença das tecnologias, o hibridismo, as intervenções e interações no/com o espaço urbano e/ou natural e a dimensão ética e política das práticas artísticas.

Entre os convidados, estão artistas-pesquisadores e docentes de artes de diversas universidades brasileiras e internacionais. Destaque para Eric Alliez, professor do departamento de filosofia da Paris 8, que apresenta a palestra de abertura, no dia 4, às 19h, intitulada Da filosofia e da arte contemporâneas. Sobre uma crítica diagramática da estética. 

Também participam do evento os pesquisadores Jorge Menna Barreto (UDESC), Julie Barnsley (National Arts University-Caracas), Diana Domingues (LART-UNB), Guto Nóbrega (UFRJ), Maria Luiza Guimarães Fragoso (UFRJ), Hélène Doyon e Jean-Pierre Demers (UQAM|Canadá), Gilbertto Prado (ECA-USP), Caio Vassão (FAAP), Ciane Fernandes (UFBA), Fred Paulino (Coletivo Gambiologia) e Fabrizio Poltronieri (CDC|Alemanha).

O II Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis: Metodologia(s) de processos de criação em artes é uma realização dos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Artes (ICA-UFC), com apoio do CCBNB, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação|UFC, do Museu da Indústria e da Galeria Multiarte.

Mais informações:
http://www.dasartes.ufc.br/2014