Notícias > 07.12.23

A 10° Mostra AudioVisual do Titanzinho marca o encerramento do Festival das Artes destacando a diversidade cultural e artística no bairro Serviluz

O Festival das Artes Ser Ver Luz chega ao seu  encerramento nos dias 8 e 9 de dezembro, marcando também a celebração da 10° Mostra AudioVisual Titanzinho. Organizado pelo Coletivo AudioVisual do Titanzinho, a Associação de Moradores, o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR|UFC), o Instituto Três Mares e Colaboradores, ambos os eventos destacam as […]

O Festival das Artes Ser Ver Luz chega ao seu  encerramento nos dias 8 e 9 de dezembro, marcando também a celebração da 10° Mostra AudioVisual Titanzinho. Organizado pelo Coletivo AudioVisual do Titanzinho, a Associação de Moradores, o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR|UFC), o Instituto Três Mares e Colaboradores, ambos os eventos destacam as manifestações  culturais, comunitárias e ecológicas que compõem o Plano Popular do bairro Serviluz.

Com início no mês de setembro, o Festival alcança seu seu ápice, em dezembro,  encerrando uma programação diversificada que percorreu diferentes espaços do bairro com ações de cinema, música, poesia, teatro, dança, arte urbana, fotografia e ecologia.

A Mostra AudioVisual, iniciada em 2011, é um mergulho anual nas expressões artísticas, culturais e comunitárias inventadas com o bairro. Com uma pesquisa e curadoria ativa, busca produções audiovisuais locais aceitando a diversidade de formatos, estabelecendo diálogos com a comunidade e fomentando aprendizados com processos de criação singulares e coletivos.

Este ano, a curadoria recebeu mais de 100 curtas feitos com o bairro – totalizando aproximadamente 350 min e para as sessões foram selecionados 58 curtas compondo a programação por blocos temáticos que vão desde o convívio intenso com o mar até ações de luta, políticas e poéticas, celebrações populares, filmes de ficção, arte-educação, práticas de cuidado e consciência ambiental,  memórias das ações artísticas e culturais! Uma diversidade que celebra o modo de existência  da comunidade e o poder das múltiplas narrativas.

Com a pesquisa Cinema In(ter)venção: Cine Ser Ver Luz, coordenada pelo Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR|CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes|UFC) em colaboração com o Coletivo AudioVisual do Titanzinho realizamos uma cartografia  das nove mostras e -  com a colaboração de bolsistas de Iniciação Científica  – criamos um acervo com os  filmes que foram exibidos, desde 2011, entre outras materialidades que contam as  memórias das nossas andanças com o cinema que inventa o bairro.   O acervo da Mostra pode ser acessado no site do Cine Ser Ver Luz, onde também podem visualizar as intervenções, sessões do cineclube e as produções e o canal de video do Coletivo. https://cineclubeserverluz.wordpress.com/mostra-audiovisual/

Na programação do Festival das Artes, além da X Mostra AudioVisual, teremos a exposição de fotografias “Dizer o Silêncio” de Jane Batista, artista moradora do bairro, bem como o  lançamento do livro “Nas Ondas do Titanzinho” , fruto da tese de doutorado de André Aguiar Nogueira, morador do bairro, professor do IFCE e  colaborador da Associação de Moradores do Titanzinho. E as atrações seguem com a apresentação de dança “Solo de Jazz” com o jovem Anagaí Santos, morador do bairro e bailarino no Studio de dança Aline Rodrigues, a  performance Intruso, do grupo de teatro Dito e Feito, as apresentações musicais com a Adja Mesquita,  Quedão Farol Rap e Banda EterNaMente, a poesia com Sol Crispim, Will Sousa, Paulo Lucas e Deisy Souza. E entre as ações ecológicas e comunitárias vem acontecendo o Mutirão de limpeza do Farol do Titanzinho e nos dias do evento teremos a oficina Vamos Florestar! e doação de mudas de plantas, bem como a “Partilha de Alimentos” com o apoio de uma Rifa e de doações, o “Bazar Solidário” com Deisy Souza e apoio do Ser Ponte e o Microfone Aberto para a escuta do dizer da comunidade.

Para mais informações sobre a programação visite o site do Lamur e acompanhe as redes sociais: @mostratitanzinho @lamur.ufc

Festival das Artes Ser Ver Luz + X Mostra AudioVisual Titanzinho
Quando: 8 e 9 de dezembro, a partir das 16h
Onde: Dia 8  na Avenida Leite Barbosa com Rua Titan |  Dia 9: em frente ao Farol do Mucuripe