Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis3ª edição | 2016

PERFORMATIVIDADE EM CENA EXPANDIDA: NOVOS MODOS DE HABITAR|VIVER. Este é o tema do III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis, que acontece entre os dias 1 e 3 de dezembro, em Fortaleza (CE).

Os encontros proporcionados pelo seminário pretendem indagar na diversidade do fazer artístico contemporâneo, nos seus percursos, epistemológicos, políticos e afetivos, evidenciando o complexo trânsito entre arte e mundo.

O seminário deste ano pretende abordar amplamente o tema da performatividade nas artes, focalizando a cena expandida, nas suas diversas modalidades artísticas: dança, teatro, performance, instalação, intervenção urbana, assim como as mútuas contaminações entre elas, entre outras possibilidades. Pensar como a arte, no seu teor performativo, evidencia sua potência de inventar novos modos de habitar/viver, desdobrando suas forças poéticas em alcances políticos, sejam estes de caráter utópico ou distópico, fora e contra as conveniências de poder que estão constantemente estabilizando e normatizando a realidade, para pensar-produzir o mundo, abrindo o presente na sua multiplicidade.

Entre os convidados, estão artistas-pesquisadores, discentes e docentes de artes de diversas universidades brasileiras e internacionais. Compõe a programação Óscar Cornago, do Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid (ESP); Nelson Brissac, da PUC-SP; Beatriz Lemos, da PUC-RJ; Adriana Schneider, da UFRJ; Paula Hildebrandt, da HafenCity, Hamburgo (ALE); Alexis Moreno, da Universidad Mayor, de Santiago (CHL); Giselle Beiguelman, da USP; Luiz de Abreu, da UFU; Simone Barreto, Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (CE); Edilberto Mendes, da UFBA e Porto Iracema das Artes (CE); Kaciano GadelhaDeisimer Gorczevski e Pablo Assumpção, da UFC; Gerson Moreno, da Cia. Balé Baião (CE); além dos coletivos As TravestidasComedores de Abacaxis S/A e Nóis de Teatro.

O III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), e tem como parceiros a Vila das Artes, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Porto Iracema das Artes, o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

A programação desta edição, que também inclui a V Mostra Audiovisual do Titanzinho, está pensada sob a perspectiva dos encontros, dos fóruns de discussão, dos compartilhamentos de experiências e processos artísticos, das vivências em workshops. Com exceção destes, que serão realizados na Vila das Artes, e da mostra audiovisual – que acontecerá nas praças Tiago Dias e São Francisco, no Serviluz – as demais atividades acontecem no Porto Iracema das Artes.

HÉCTOR BRIONES | WALMERI RIBEIRO
Coordenação Geral do III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis

Programação, informações sobre os convidados, fotos e muito mais no site e na página do evento no Facebook: