• Language

Faculty > Faculty

Prof. Dr. Ada Beatriz Gallicchio Kroef

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/0134131107132946

Brief Biography:
Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) Foi membro fundadora do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e coordenou a elaboração e a implementação da Política Cultural da Rede Municipal de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. Atualmente é Professora Adjunta 1 na Universidade Federal do Ceará – UFC, no Instituto de Cultura e Arte – ICA, no Curso de Filosofia com ênfase em Ensino de Filosofia e Filosofia da Diferença e suas conexões com a arte , especialmente Gilles Deleuze,Félix Guattari e Michel Foucault. Pesquisadora convidada e colaboradora no Projeto Civitas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no grupo de pesquisa “Mídias e Tensões Sociais no Contemporâneo” da Universidade Federal do Ceará.

Prof. Dr. Cesar Baio

Research Line 2: Art and Creative Process: Contemporary Poetics

Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/4518113351466592

Brief Biography:
Cesar Baio has a background in electronics, art and audiovisual. He has developed his Master’s and PhDʼs research at the Catholic University of São Paulo (PUC/SP) with a research internship at the Vilém Flusser Archive at the Universität der Künste, Berlin.

He is currently professor in Master in Arts and in the Cinema and Audiovisual graduation course at Universidade Federal do Ceará. He addresses aesthetics, political and ethical issues related to the technical image and mediation apparatus.

His work has been elaborated theoretically and poetically through texts published as papers, books and conferences, as well as artistic installations, interactive video, urban interventions presented in exhibitions and festivals. Among his recent pieces are: the interactive installations “Sophie”, “Good Evening Mr. Orwell” and “Fail Spaces”.

In 2012 he participated in the reSource art workshop in Transmediale Festival and was an artist in Residência em Sete, an art residency program at Centro Cultural Dragão do Mar, in Fortaleza.

Besides his personal artwork, he has developed artistic projects, programs and customized hardware interfaces in partnership with others artists.

Prof. Dr. Claudia Teixeira Marinho

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/9847169426586898

Brief Biography:
Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (2009) . Atuou como professora do curso de Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi e atualmente é professora do curso de Design da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atualmente pesquisas relacionadas aos processos de representação do projeto em design e sobre sistemas ubíquos de sinalização do espaço urbano de Fortaleza, relacionado ao evento Copa 2014. Tem experiência nas áreas de arte, comunicação visual e artes plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: design, artes gráficas, comunicação e mídias interativas.

Prof. Dr. Deisimer Gorczevski

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/8038568167789231

Brief Biography:
Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Artes e nos cursos de graduação do Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará. Também foi professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em 2011 e 2012. Realizou doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, em 2005 e 2006. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990.
Realiza estudos nas áreas das artes e da comunicação com ênfase nos temas: criação|invenção e produção de subjetividade, metodologias de pesquisa em artes, filosofia e ciências, processos artísticos coletivos e colaborativos; intervenções urbanas e audiovisuais, micropolíticas e políticas públicas. Atualmente coordena as pesquisas Arte|Espaço Comum|IntenCidades e Coletivo AudioVisual do Titanzinho – Cine Ser Ver Luz.  E, com o professor Cesar Baio, coordena o Grupo de Estudos, no  PPGArtes, enfatizando as temáticas:  arte contemporânea,  espaço público|urbano|comum e as relações entre objeto técnico, dispositivos e tecnologias.  Também participa dos Grupos de Pesquisas GRIM e R.A.I.U. (UFC), Linguagens, Cognição e Tecnologias (UFERSA) e Educação e Micropolíticas Juvenis (UFRGS).

Links relacionados:

Prof. Dr. Galciani Neves

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Professora Colaboradora

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/6239584974510984

Brief Biography:
É curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com a dissertação Tramas comunicacionais e procedimentos de criação: por uma gramática do livro de artista e o título de doutor (2014) na mesma instituição com a tese Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil. Foi professora na PUC-SP no curso de Comunicação e Multimeios entre 2008 e 2012. Entre os anos de 2010 e 2013 atuou como produtora de conteúdo, assistente de curadoria e professora de história da arte na Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais, de Produção Cultural e da Pós-Graduação em Fotografia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), ministrando as disciplinas de Oficina da Palavra e da Imagem, Crítica de Arte, Fundamentos do projeto artístico e Curadoria. Também é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará e na Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake – SP). Desenvolve projetos curatoriais, atividades relacionadas à crítica, acompanhamento de artistas.

Prof. Dr. Héctor Andrés Briones Vásquez

Research Line 2: Art and Creative Process: Contemporary Poetics
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/4739201450499304

Brief Biography:
Professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2007 – 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1994 – 1998). Sua investigação acadêmica-artística vem se debruçando no estudo de processos da arte do ator e da encenação que partem da espacialidade cênica tomando como eixo textos contemporâneos de autores latino-americanos. Também é pesquisador e professor teatral da cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o Projeto de Pesquisa, “Por uma política do corpo da cena: interfaces alegóricas nas artes da cena”, dentro do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Coordena o projeto ‘Trânsitos na Cena Latino-Americana’, reunindo pesquisadores latino-americanos para a realização de seminários, publicações e traduções sobre as poéticas cênicas atuais do nosso continente. Atualmente organiza também a Coleção de Dramaturgia Latino-Americana, traduzindo e publicando, em parceria com a EDUFBA, textos teatrais hispanoamericanos em edição bilíngüe (Português – Espanhol). Coordenou de 2005 a 2010 a Companhia Teatro dos Novos, grupo residente do Teatro Vila Velha, Salvador-Bahia, participando como ator e diretor em seus processos de criação, promovendo também intercâmbios artísticos nacionais e internacionais.

Prof. Dr. Moacir dos Anjos

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Professor Colaborador

Curriculum:
 http://lattes.cnpq.br/7684811074280152

Brief Biography:
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Economia – University College London (1994). É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Foi pesquisador visitante no grupo de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres, entre 2008 e 2009.Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização. Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010).

Prof. Dr. Patricia de Lima Caetano

Research Line 2: Art and Creative Process: Contemporary Poetics
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/3805300292991429

Brief Biography:
Professora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte/ICA, da Universidade Federal do Ceará/UFC. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2002); formação profissional em Dança Contemporânea pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes – Escola Angel Vianna/EAV (1999) e formação profissional em Recuperação Motora e Terapia através da Dança pela Escola Angel Vianna/EAV (2005). Atualmente desenvolve a Formação em Educador do Movimento Somático (SME) pela School for Body Mind Centering. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente na área da educação somática, dança contemporânea, performance e teatro físico.

Prof. Dr. Walmeri Ribeiro

Research Line 2: Art and Creative Process: Contemporary PoeticsPermanent Professor

Brief Biography:
is an artist and researcher with a PhD in Communication and Semiotics from PUC-SP and master’s at Arts from Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) in Brazil. Ribeiro is the coordinator of the graduate program in Arts and professor in the Institute of Arts and Culture at the Federal University of Ceará (ICA|UFC). Her research focuses the interface between cinema and performance.

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/0042351447296584

Links relacionados:
> http://laboratoriodeperformance.wordpress.com
> http://esteticas.wordpress.com/
> http://vimeo.com/user6089569

Prof. Dr. Wellington de Oliveira Junior

Research Line 1: Art and Reflection: Of the works and their interlocutions
Permanent Professor

Curriculum:
http://lattes.cnpq.br/5419260227870704

Brief Biography:

Curriculum: 

http://lattes.cnpq.br/5419260227870704

Brief Biography:

He holds a BA in Social Communication – Journalism from the Federal University of Ceará – UFC (1992), Master (1997) and PhD (2001) in Communication and Semiotics from the Postgraduate Studies in Communication and Semiotics Program – COS at the Pontifical Catholic University of São Paulo – PUC-SP. Post-doctorate in Arts at the Department of Communication and Arts – DeCA of the University of Aveiro – UA. He is currently Associate Professor III at the Institute of Culture and Art – ICA – UFC where he teaches in the Advertising and Propaganda course and in the Postgraduate Program in Arts – PPGARTES-UFC of which he is vice coordinator. He is a researcher associated to the Research Institute in Design, Media and Culture – ID + (Portugal) and leader of the Research Laboratory in Body, Communication and Art – LICCA, registered in the Directory of Research Groups of the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq . Visual artist and performer. He has experience in the areas of Communication and Arts, with an emphasis on performance, visual arts, theories, techniques, processes and methods of artistic creation; theories of communication, semiotics, glossolalia and religion; traditional popular culture, intangible cultural heritage. .