• Idioma

Sobre o Programa > Apresentação

O Mestrado em Artes – ICA|UFC tem como objetivo constituir um espaço de pesquisa, experimentação e pensamento em artes, de forma consistente e coerente com a complexidade do contexto sócio-histórico atual, visando incentivar a reflexão acerca das mudanças vigentes nos modos de entendimento e relação com a arte contemporânea.

PREMISSAS CONCEITUAIS

As premissas conceituais que balizam a formação proposta pelo Mestrado em Artes – ICA|UFC dialogam com a proposta do Instituto de Cultura e Arte de uma formação transdisciplinar, consolidando as artes como campo de conhecimento específico em conformidade com a ciência do novo milênio, compreendendo que:

- Diante da complexidade do fazer artístico contemporâneo e para a formulação de pensamento acerca das relações entre pesquisa e arte, teoria e prática, universidade e mundo, o estudo da arte deve se dar de forma interdisciplinar, visando a transdisciplinaridade na formação do artista e pesquisador em artes;

- A arte possui seus modos próprios de constituir a pertinência de suas pesquisas, que dizem respeito não somente ao desenho de outros objetos de conhecimento mas, principalmente, de outros modos de conhecer;

- A força política, afetiva e epistemológica da invenção artística na contemporaneidade consolida-se para além das dicotomias que tradicionalmente balizavam o pensamento das artes, das ciências e da filosofia no ocidente. Propõe assim, um espaço de pesquisa, criação e invenção que parta de um pensamento transdisciplinar da arte e não de uma divisão de gêneros artísticos, destacando a multiplicidade contemporânea de poéticas e de pensamento na arte.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O egresso do PPGARTES do ICA|UFC tem como perfil atuar com efetividade e propriedade em criação, pesquisa, crítica, curadoria e gestão no âmbito das artes, entendendo-se como artista | pesquisador ou como pesquisador|artista. Ao fomentar a sua capacidade de invenção, pretende-se que o egresso contribua para a formação de circuitos das/para as artes defendendo-as em seus modos específicos de produção de conhecimento.