Informações Acadêmicas > Estrutura Curricular

Buscando se constituir como um curso fundamentado na sensibilidade às mudanças vigentes no modo de se entender e se relacionar com a arte na contemporaneidade, a estrutura curricular foi pensada de maneira flexível e pretende oferecer ao aluno a possibilidade de uma formação transdisciplinar e dinâmica, contribuindo para a qualificação de artistas e pesquisadores em Artes.

COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

4    créditos em disciplina obrigatória da área de concentração
4    créditos em disciplina obrigatória de linha de pesquisa
4    créditos em seminários de pesquisa em Artes
4    créditos em Tópicos especiais
4    créditos em Ateliê
2    créditos em Atividades Programadas
4    créditos de Estágio de Docência
1    crédito de Proficiência
1    crédito de Qualificação
16  créditos relativos à Dissertação de mestrado

Total de créditos para titulação: 44 créditos
Tempo para conclusão: 24 meses

DISCIPLINAS DA ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

A estrutura curricular obrigatória é composta por três disciplinas: uma da área de concentração, uma da linha de pesquisa na qual o aluno está inscrito e outra de seminário de pesquisa.

> Poéticas da criação e do pensamento em arte
> Seminário de Pesquisa em Arte
> Linha 1: Arte e Pensamento: Das obras e suas interlocuções
> Linha 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas

Disciplinas Optativas

A esta carga de disciplinas obrigatórias, somam-se duas disciplinas optativas e três créditos de atividades programadas. Entre as optativas, o aluno deve cursar, no mínimo, uma disciplina de Ateliê e outra em Tópicos Especiais.

> Ateliês (de 1 a 5)
> Tópicos especiais (de 1 a 5)

Tanto os Ateliês quanto os Tópicos Especiais partem de um recorte específico da problemática geral das artes na contemporaneidade que pode estar relacionado às pesquisas desenvolvidas pelos docentes. Pensados como espaços de criação e pensamento, os Ateliês estão baseados simultaneamente na reflexão crítica e na experimentação criativa, assumindo assim a pesquisa artística como construção de conhecimento. Os Tópicos Especiais partem de recortes específicos para examinar analiticamente métodos, processos e estéticas, em seus contextos histórico, teórico e crítico.