Notícias > 26.03.16

Nota pública do Programa de Pós-Graduação em Artes

Nota pública do Programa de Pós-Graduação em Artes O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes | UFC vem a público manifestar sua preocupação com os mais recentes episódios da política brasileira. Agora que a recente e frágil democracia do Brasil vem sendo seguidamente colocada à prova, torna-se necessário o respeito integral e inegociável do […]

Nota pública do Programa de Pós-Graduação em Artes

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes | UFC vem a público manifestar sua preocupação com os mais recentes episódios da política brasileira. Agora que a recente e frágil democracia do Brasil vem sendo seguidamente colocada à prova, torna-se necessário o respeito integral e inegociável do Estado Democrático de Direito que fundamenta nossa República.

Neste momento em que os direitos democráticos são testados, qualquer ação jurídica, política ou midiática que não esteja respaldada nos direitos fundamentais do cidadão poderá fazer ruir as garantias sociais construídas a duras penas nas últimas décadas com o esforço e a luta de muitas pessoas e instituições.

Repudiamos qualquer atuação do poder judiciário e da polícia que levante suspeitas quanto ao princípio de isonomia. Repudiamos o clima de rivalidade e desinformação criado por uma parte significativa da mídia televisiva, impressa e digital. Repudiamos o frequente exercício de força policial contra professores, estudantes universitários e secundaristas.

Somente quando investigações e julgamentos acontecem a partir das prerrogativas garantidas pela constituição brasileira suas decisões, sejam elas quais forem, podem ter a devida legitimidade necessária para que não pairem dúvidas sobre seu compromisso com a democracia.

Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Cultura e Arte