Notícias > 15.11.18

IV Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2018 ocorrerá o  IV Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis cujo tema é Mapas de um mundo ausente. O Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis faz parte da agenda de eventos do PPG Artes da UFC, o qual tem como meta fortalecer as […]

O Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis faz parte da agenda de eventos do PPG Artes da UFC, o qual tem como meta fortalecer as redes de pesquisa em artes, em nível nacional e internacional. O tema do seminário deste ano se propõe a problematizar os territórios sensíveis da arte contemporânea, em suas diferentes linguagens, pela linha da descolonização do pensamento e do fazer em artes. Partindo de uma proposição de Conceição Evaristo “O esquecimento também dá sentido à história” (Histórias de leves enganos e parecenças) questionaremos o pensamento e a criação em artes na medida em que percebemos ausências, sobreposições e silenciamentos das fraturas sensíveis dos mundos do sul, do Brasil.

Como a arte foi uma forma de reimaginar mundos que foram devastados sobrepondo outros? Que territórios sensíveis de resistência, sobrevivência e criação foram gestados na diáspora de gentes que tiveram de traçar novos mapas para um mundo ainda ausente?

Nos últimos anos, esse tensionamento para uma reescrita por outras histórias da arte, por questionar os fios sensíveis do apagamento e do esquecimento em novas poéticas da criação e do pensamento em artes tem sido objeto de projetos culturais, curadorias e exposições no Brasil e no mundo. Uma nova geração de artistas têm questionado as fantasias coloniais que ainda insistem em se fazer presentes. Grupos historicamente desprivilegiados começam a adentrar os espaços de arte com seus processos criativos que fazem da arte a tessitura sensível, um mapa das fraturas e pluralidades do mundo que vivemos e se lançam na imaginação de um mundo ainda ausente.

Tudo isso acompanha um mundo contemporâneo em que as diferentes linguagens artísticas se renovam com as novas tecnologias, os novos formatos expositivos, a importância das redes sociais na montagem e resgate de arquivos e memórias silenciados. Por isso pensamos que o debate sobre a descolonização ganha com essa paisagem de inovações que permitem comunicar, interligar, construir pontes e ultrapassar fronteiras entre arte e a vida, academia e comunidade.

Que diálogos possíveis se fazem pertinentes no cenário da arte contemporânea brasileira em um momento em que o dissenso entre as múltiplas vozes se torna cada vez mais efetivo? Este é um seminário integrado à uma exposição com trabalhos de discentes e egressxs do PPGArtes, com o mesmo título, para questões urgentes no ensino, na pesquisa e na criação em artes hoje, questões que urgem sobre a permeabilidade de gestos e ações para o trabalho interminável de imaginação do mundo.

Texto: Comissão organizadora do IV Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis

Para conferir toda a programação do evento, acesse o site: http://www.dasartes.ufc.br/