Notícias > 28.11.16

III Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis

Acontecerá entre os dias 1 e 3 de dezembro, em Fortaleza, o III Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis. Os encontros, por meio do seminário, pretendem investigar a diversidade do fazer artístico contemporâneo em seus percursos epistemológicos, políticos e afetivos, revelando o complexo trânsito entre arte e […]

Acontecerá entre os dias 1 e 3 de dezembro, em Fortaleza, o III Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis. Os encontros, por meio do seminário, pretendem investigar a diversidade do fazer artístico contemporâneo em seus percursos epistemológicos, políticos e afetivos, revelando o complexo trânsito entre arte e mundo. Neste ano, o evento foca na performatividade das artes em cena expandida e sua potência de contaminação em diversas modalidades artísticas (dança, teatro, performance, instalação, intervenção urbana).

Durante a programação, que se divide entre o Porto Iracema das Artes e a Vila das Artes, receberemos 14 artistas-pesquisadores, discentes e docentes de diversas universidades nacionais e internacionais. Entre os convidados, estão: Óscar Cornago, Madrid; Nelson Brissac, São Paulo; Beatriz Lemos, Rio de Janeiro; Paula Hildebrandt, Hamburgo; Alexis Moreno, Santiago; além da presença dos artistas cearenses Edilberto Mendes, Gerson Moreno, Simone Barreto e dos coletivos As Travestidas, Comedores de Abacaxi S/A e Nóis de Teatro.

A programação do Seminário foi elaborada sobre a perspectiva de encontros e compartilhamentos de pensamentos, experiências e processos artísticos em vivências. As oficinas serão realizadas na Vila das Artes durante a manhã; à tarde, as conferências e fóruns de discussão e apresentações artísticas acontecerão no Porto Iracema das Artes. A programação também inclui a V Mostra Audiovisual do Titanzinho que ocorrerá nas praças Tiago Dias e São Francisco, localizadas no Serviluz, onde também ocorrerá a apresentação do grupo Nóis de Teatro.

O III Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), e tem como parceiros a Vila das Artes, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Escola Porto Iracema das Artes, o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

INFORMAÇÕES:
III Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis – Performatividade em cena expandida: novos modos de habitar|viver
Local: Porto Iracema das Artes
Contato: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842
Data: 1 a 3 dezembro
Confira a programação e mais informações sobre os convidados no site:
www.dasartes.ufc.br/2016/programacao

das-artes_2016_divulgacao